Dicionário e dicas pra não se perder em Fortaleza

É novo(a) em Fortaleza ou tá visitando a cidade e precisa pedir ajuda pra se orientar nas ruas mas não tá conseguindo entender o que te dizem?
Segue essas dicas pra não se enrolar!

Dicionário urbanístico fortalezense pra se orientar nas ruas:

Arrodear: (lê-se arrudiá): dar uma volta em torno de algo.
Quarteirão: quadra, bloco.
Calçamento: rua pavimentada com paralelepípedos.
Fio de pedra (lê-se Fí dipéda): meio fio.
Carroçal: estrada de terra, “carroçável”.
Fotosenssor: radar, pardal
Quebrar à direita/à esquerda: virar ou dobrar à direita/esquerda.
Seguir o rumo da venta: sair sem rumo, tomar um caminho sem saber se está correto, seguir a intuição ou a sorte.
“A rua morre”: a rua termina.
“Sei onde é, sim”: penso que sei, mas pode ser que não.
“É bem ali”: tu vai andar muuuuito,ó.
Cheiro do Queijo: localidade perigosa, barra pesada, onde você corre riscos de assalto, sequestro etc.
Baixa da égua: Lugar muito distante.
Caixa prego: Lugar muito distante.
Pegar ônibus: tomar um ônibus etc.
Sinal: semáforo
Parada: Ponto de ônibus
“Nas quebrada”: bem longe
Lugar “esquisito”: lugar mal iluminado, ermo e/ou perigoso

Algumas dicas:
Pegadinha do Malandro: Não se deixe confundir por lugares que não existem mais, a não ser na cabeça da gente. Se alguém te falar no BEC dos peixinhos, mencionar algum Jumbo, Romcy ou esquina do Cordeiro… é bom você recorrer a esse post: Pontos de referência que existem, mas não existem mais.
Não perca a hora: aqui a gente prefere usar o sistema de 12h. Então muita gente vai preferir usar “duas da tarde” ao invés de “14h”.
Tabuleiro de xadrez: as ruas de Fortaleza seguem o plano desenhado por Silva Paulet ainda no século XIX. Aqui,as ruas são paralelas e perpendiculares formando um xadrez. Isso ajuda MUITO na hora de se orientar, e evita que se ande em círculos, além de ajudar a calcular melhor as distâncias. Você observa esse traçado já de cima, no avião, quando chega em Fortaleza. Uma vez , uma mulher na poltrona atrás de mim viu Fortaleza de cima, à noite, e comentou com o marido: “olha que lindo,  tudo quadradinho, retinho, a cidade toda arrumadinha”. haha. É bem assim mesmo. Em alguns lugares vai ter rua tortuosa, vai ter rua curva, mas não é a regra.
Cidade plana: Fortaleza praticamente não tem ladeira em comparação com outras capitais. Chegando mais perto do mar, tem algumas dunas, e aqui e acolá umas subidinhas que quem anda de bike sente, mas no olho mesmo quase não dá pra notar.
Tem também um dicionário um pouco mais ácido…

Dicionário sarcástico-urbanístico de Fortaleza ou EXPECTATIVA X REALIDADE.

Paisagismo: plantar tocos secos com 4 folhas moribundas na extremidade a cada 2m no canteiro central de uma avenida.
Ciclofaixa: faixa pintada para que as motos possam ultrapassar os carros mais rápido e com mais segurança.
Calçada: Lugar pra colocar as cadeiras e mesas do barzinho ou lanchonete, pra fazer um puxadinho pra aumentar a sala de casa ou, no uso mais geral, estacionamento rotativo.
BRTs: Corredores exclusivos para ônibus e para campeonato de buzina, de trancamento, xingamento e de luz alta quando um táxi resolve dividi-la com os ônibus.
Rotatória: estrutura viária circular que se diz ter propriedades místicas. Quando motoristas de Fortaleza entram em uma, ficam desorientados, perdem a noção de tempo e de espaço.
Semáforo/Sinal: Faixa feita para se parar os pneus dianteiros do carro sobre ela, e de preferência não parar, avançar mesmo.
Vaga para deficientes/idosos: é vaga especial. o nome já diz tudo. é a vaga que estava ali só esperando por você. Afinal, você trabalhou muito pra pagar as 86 prestações do seu 4×4 e ME-RE-CE a vaga mais especial do estacionamento!
Túnel: algo que alaga quando chove muito, e que deve ter três camadas. O túnel embaixo, uma rotatória em cima, e por cima de tudo um viaduto.
 e você, que verbetes incluiria nesses dicionários?

Via Moraremfortaleza.com.br


Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem