Mais uma tragédia envolvendo animais: ontem, uma onça-pintada chamada Juma foi abatida com um tiro de pistola na Amazônia. Juma era mascote do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), e foi acorrentada e apresentada ao público durante uma cerimônia com a tocha olímpica em Manaus. Após o evento, já no zoológico do CIGS, a onça escapou e, mesmo após atingida por tranquilizantes, avançou sobre um soldado. Em seguida ela foi abatida.
Assim como Juma, muitos outros animais são mantidos em cativeiro e são frequentemente exibidos em desfiles militares. E esta tragédia chamou a atenção para o questionamento de práticas como esta. Em primeiro lugar, onças são animais silvestres e não devem ser tratadas como animais de estimação ou mascotes. Segundo, não é saudável submeter qualquer animal a condições de stress como esta: barulho intenso, flashes e pessoas em volta!
Vale lembrar que a onça-pintada é uma espécie que encontra-se ameaçada por perda de habitat e pela caça, e, ironicamente, é o mascote do time do Brasil nos Jogos Olímpicos. Lamentável!
Foto: Reprodução - Jair Araújo/Diário do Amazonas.