Governo do Estado inaugura sistema de videomonitoramento em Acaraú


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Segurança Pública, e parceria com a Prefeitura acarauense, inaugurou, na cidade de Acaraú, nesta sexta-feira (10/8), sistema de videomonitoramento. Ao ato compareceu o Secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará, André Costa, juntamente com a cúpula da Segurança Pública do Estado. As câmeras instaladas no perímetro urbano acarauense irão auxiliar nas ações de combate ao crime. “São câmeras com o que há de mais moderno, com filmagem em 360º, visão noturna, alta tecnologia, e que estarão ligadas 24 horas para o monitoramento da polícia”, explicou o Secretário, que concedeu entrevista exclusiva ao jornal Central de Notícias, da rádio Acaraú FM, nesta sexta-feira. 

Ao todo, o Governo do Estado está investindo quase R$ 19 milhões para instalação de câmeras de segurança nos municípios com mais de 50 mil habitantes. No total, serão 38 cidades beneficiadas com 624 câmeras e centrais de monitoramento.

As câmeras farão cobertura por pontos estratégicos e estarão conectadas com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS). Os equipamentos, que estão nas ruas de Acaraú, dividem-se entre captação de imagens com giro de 360º e leitoras de placas de veículos . A central de controle em Acaraú fica na sede do quartel da Polícia Militar. 

O Estado não implanta somente as câmeras, mas contrata um serviço de manutenção. É o serviço e as câmeras, mais uma central de monitoramento. "Isso é uma ação importante que intimida assaltos, furtos e até mesmo crimes de maior potencial ofensivo, além de permitir a identificação de criminosos", pontuou André Costa.

Além do videomonitoramento em Acaraú, o Secretário frisou que os municípios cearenses estão sendo contemplados com novas viaturas que darão um grande suporte para os destacamentos militares e civis. Recentemente, foram contemplados com novas viaturas Acaraú, Bela Cruz, Itarema, Marco, entre outros. O GOverno está disponibilizando aos destacamentos carro modelo Jeep Renegade, que serão utilizados pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) no patrulhamento ostensivo na Capital e no Interior. A grande novidade é que as viaturas são fruto de contrato de aluguel que prevê que a empresa licitada garanta manutenção, substituição do veículo em até 24 horas em casos de colisão ou problemas mecânicos, e a troca por novos carros a cada dois anos. “O objetivo disso é que o bairro, a cidade e o policial não deixem de ter a viatura no dia a dia, tendo que policiais fiscalizarem consertos e manutenções em oficinas”, ressaltou o secretário.

André Costa ainda afirmou que novas turmas de policiais estão sendo formadas e que há previsão da vinda de novos policiais para o Baixo Acaraú. O secretário falou do grande investimento feito na área de segurança, inclusive com a aquisição de novas tecnologias nas viaturas e no mapa da violência para fins de intensificação de rondas de rotina.

Como exemplo citou o Spia, o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a SSPDS e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Este sistema busca a redução geral dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) no Estado, como também é ferramenta que auxilia no andamento dos trabalhos investigativos envoltos de outros delitos, como os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). "Esse mecanismo está inserido em um contexto maior de investimentos realizados pelo Governo do Estado, em diversas ferramentas de tecnologia voltadas para a segurança pública" destacou André Costa.

Além do videomonitoramento, a cidade de Acaraú conta desde o final do ano passado com a atuação de policiais do Batalhão do Raio, que apresentam a característica de um policiamento mais ostensivo e de combate intensivo à criminalidade, já tendo conseguido grandes operações exitosas, com recuperação de veículos roubados, prisão de traficantes, apreensão de drogas e armas, entre outras ações de combate ao crime. 

Acompanharam o secretário em Acaraú o Coronel Ronaldo Viana (Comandante Geral da PM-CE), Coronel Gilvandro (Comandante do CPI-Norte), Everardo Lima (Delegado Geral da Polícia Civil), Tenente-Coronel Raulino (Comandante do 11º BPM), Major Anísio (Comandante da 3ª Cia/11º BPM), entre outras autoridades militares e civis. 

com informações CNOnline Acarau

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem