Seis tartarugas e mais de 40 peixes encontrados mortos em praia do interior do Ceará

Alerta foi dado por um pescador na praia da Emboaca, a 12 km da sede de Trairi, no litoral do Ceará. Site do Ibama aponta que 81 animais morreram em consequência da contaminação que atinge o Nordeste há dois meses


Seis tartarugas verdes e mais de 40 peixes foram encontrados mortos, nesta sexta-feira, na praia da Emboaca, em Tariri, município do litoral Oeste Ceará, distante 126,5 km de Fortaleza. O registro foi feito pelo biólogo Célio Alves Ribeiro e pelo professor de ciência Francisco Bonifácio, do Projeto Rizomas de Educomunicação e Educação Ambiental da Escola Padre Rodolfo.

Os dois pesquisadores da escola pública estadual foram alertados pelo pescador Francisco Washington Oliveira de Sousa, 29, sobre a presença dos animais mortos na praia. De acordo com Célio Ribeiro, o encalhe ocorreu há alguns dias por causa do estado de decomposição e a rigidez dos corpos dos animais marinhos. “O que chama atenção é a grande quantidade no encalhe”, disse o biólogo.

Em setembro último, segundo Célio Ribeiro e relato de viajantes ouvidos pelo O POVO, Trairi registrou a chegada do petróleo cru. Há mais de dois meses, a substância tóxica vem contaminando o litoral do Nordeste. Duas tartarugas já haviam encalhado nas praias dali com indícios de óleo. “Nossas comunidades litorâneas, com certeza, ainda sofrerão mais consequências no futuro”, afirma o biólogo.

De acordo com o pescador Washington Oliveira, pesquisadores do Instituto de Ciência do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar) estiveram no local do encalhe colhendo imagens e fazendo medições. "Levei até lá. Não tiraram pedaços dos bichos porque estão podres, mas tinha piche ao redor deles", constatou.

Segundo o boletim de “Fauna Atingida” do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pelos menos “110 animais foram resgatados oleados”. Ontem, em Sergipe, foi regatado um cágado vivo com petróleo cru no corpo. Em Sergipe, também, “três tartarugas-marinhas foram liberadas em alto mar, após a reabilitação” numa ação conjunta da Fundação Mamíferos Aquáticos, do ICMBio e da Fundação Pró-Tamar.


Até agora, dados do site do Ibama informam que 81 animais morreram em decorrência da mancha de óleo que se desloca pelo nove estados do Nordeste. Mas os dados não são precisos. De acordo com levantamento do Instituto Verdeluz, 52 tartarugas encalharam somente no Ceará desde 30/8, quando foram divulgadas as primeiras notícias sobre a presença do óleo na costa nordestino. Dessas, 44 morreram e oito estavam vivas. Onze das mortas tinham marca de óleo, segundo o Verdeluz. E duas vivas, também. Pelo site do Ibama, apenas dez teriam morrido no litoral cearense.

O Povo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem