Cadeia Pública de Cruz é desativada, todos os presos foram transferidos



A Cadeia Pública da cidade de Cruz, situada a 201 quilômetros de Fortaleza, foi fechada nesta sexta-feira, 28, segundo o PORTAL VALE DO ACARAU apurou. A operação faz parte do processo de desativação das cadeias municipais do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP).

A operação de desativação contou com o comando de equipes da G.O.R.E. (Grupo de Operações Regionais) Norte, e faz parte de uma ação coordenada e estratégica, do secretário estadual de Administração Penitenciária, Luis Mauro Albuquerque, e a nova política prisional do Estado.

PORTAL VALE DO ACARAU apurou com fontes, que cerca de 36 internos foram transferidos sob forte escolta dos Policiais Penais do Estado. Os presos transferidos e suas famílias deverão receber apoio jurídico e psicossocial da área técnica da SAP.

As ultimas desativações de relevância na região, haviam sido a unidade de grande porte como a Cigana (Caucaia), e as de pequeno porte em nossa area, tais como Acaraú, Bela Cruz, Itapajé, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Morrinhos, Paracuru, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Paracuru.

A ideia do Governo do Estado é construir 14 presídios regionais para substituir as cadeias existentes. A primeira unidade regional, de Segurança Maxima, no Eusébio, já está em fase de finalização. De acordo com o secretário, as unidades que foram fechadas, foi por questão de segurança, uma vez que "não tinham estrutura de cadeia".  




Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem