OMS passa a considerar Coronavírus uma pandemia


O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quarta-feira (11), que o Coronavírus já pode ser "caracterizado como uma pandemia". Ele ressaltou, no entanto, que "pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leve ou descuidada".

"É uma palavra que, se mal-utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários".

Ao redor do mundo, o novo Coronavírus já foi registrado em 114 países. O número de infectados chega a 118,3 mil, com 4.292 mortes (taxa de letalidade de 3,62%). A China continua a ser o país com maior número de casos: 81 mil, embora mais de 61 mil pacientes já tenham sido curados da doença. Na Itália, 10,1 mil pessoas foram confirmadas com o novo Coronavírus. É o segundo país do mundo com maior número de casos.

O diretor-geral da OMS acrescentou que apenas analisar "o número de casos de covid-19 e o número de países afetados não conta toda a história. [...] Milhares estão lutando por suas vidas nos hospitais. Nos próximos dias e semanas, esperamos ver o número de casos covid-19, o número de mortes e o número de países afetados subir ainda mais."

A OMS ressalta que o mundo nunca viveu uma pandemia provocada por um Coronavírus. Uma pandemia é quando a doença já causa surtos da doença de maneira global. 

Com informações do Portal R7.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem