Sobe para 16 o número de reservatórios cearenses sangrando


Subiu de 15 para 16 o número de açudes sangrando no Ceará. O reservatório Caldeirões, na cidade de Saboeiro, ultrapassou seu volume máximo nesta terça-feira (03), conforme o gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)em Iguatu, Anatarino Torres.

De acordo com a Cogerh, a água no reservatório atingiu uma lâmina média de 3 cm sobre a parede que tem cerca de 200 metros de comprimento. A capacidade do açude, que é responsável pelo abastecimento hídrico de Saboeiro, é de 1,1 milhão de metros cúbicos de água. Este foi o primeiro reservatório a sangrar na Bacia do Alto Jaguaribe.

Recarga

O açude foi beneficiado com as chuvas que banharam a região dos Inhamuns nos últimos dias. A água que chegou a Saboeiro, agora segue pelo Rio Jaguaribe em direção a Jucás e depois Iguatu, indo até o Açude Orós.

No trecho à frente do Açude Caldeirões, em direção ao município de Jucás, existem mais seis barragens de médio e pequeno porte. Caso as chuvas continuem na região, a expectativa é de que todos esses açudes recebam a água da sangria do Caldeirões nos próximos dois dias.

Bacia 

De acordo com dados da Cogerh, a Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, onde está o Açude Caldeirões, registra hoje 16,1% sua capacidade. Outros dois reservatórios da Bacia que receberam boa recarga de água ao longo de fevereiro foram Arneiroz II e Parambu. Este último estava seco. A bacia é estratégica para a transferência de água para o Açude Orós, o segundo maior do Ceará. 

Açudes sangrando no Ceará:

Acarape do Meio

Acaraú Mirim

Colina

Gameleira

Germinal

Itapebussu

Itaúna

Jenipapo

Quandú

S. Pedro Timbaúba

São Vicente

Sobral

Tijuquinha

Tucunduba

Várzea da Volta

Caldeirões

Com informações do Diário do Nordeste.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem