Com trimestre de chuvas acima da média, 49 açudes sangram no Ceará


O total de 49 açudes está sangrando no Ceará, de acordo com dados desta segunda-feira, 4, do Portal Hidrológico, ferramenta da Secretária dos Recursos Hídricos (SRH) que monitora o nível dos reservatórios. Outros nove reservatórios já superaram a marca de 90% e 49 estão com volume abaixo de 30%. O Estado atingiu 34% da capacidade total do sistema, de 18,6 mil hectômetros cúbicos (hm³).

No dia 23 de abril, o quarto maior açude do Ceará, Araras, localizado no município de Varjota, atingiu o volume de 859,63 milímetros (mm), e se tornou o primeiro grande reservatório do Ceará com capacidade máxima em nove anos. Os últimos haviam sido o Orós e o próprio Araras em 2011.

O Castanhão, maior reservatório do Estado, recebeu um aporte significativo nos últimos meses, com salto de quase 13% de sua capacidade em menos de três meses: passou de 2,42% em 14 de fevereiro até 15,4% nessa segunda-feira.

Durante o mesmo período, o açude de Orós também recebeu aporte significativo superior a 20% de sua capacidade. O reservatório de Banabuiú, localizado no Sertão Central, uma das regiões mais secas do Estado, também registrou aumento e tem nível de água correspondente a 12% de sua capacidade total.

As regiões hidrográficas do Banabuiú e do Médio Jaguaribe representam a maior deficiência hídrica do Estado, com menos de 15% de sua capacidade total. O trimestre entre fevereiro e abril deste ano terminou com chuvas 28% acima da média histórica no Ceará. Todas as macrorregiões do Estado superaram a média, com destaque para o Cariri, que ultrapassou o esperado em 41%.

Veja a lista de Açudes que estão sangrando no Ceará.

Gerardo Atimbone, Missi, Itapebussu, Caldeirões, Jatobá II, Diamantino II, Jenipapo, Itapajé, Gameleira, Germinal, Barragem do Batalhão, Rosário, Itaúna, Penedo, Gangorra, Cauhipe, Pau Preto, Do Coronel, Colina, Tijuquinha, Trapiá III, Angicos, Valério, Poço Verde, São José II, Arrebita, São Vicente, Quandú, Acarape do Meio, Frios, Várzea da Volta, Quincoé, Sucesso, Premuoca, Tucunduba, Patos, Santa Maria de Aracatiaçu, Carnaubal, Forquilha, Santo Antônio de Aracatiaçu, Amanary, São José I, Gomes, Araras, Trici, Sobral, S. Pedro Timbaúba, São Mateus e Acaraú Mirim.

Além desses, o açude Maranguapinho já sangrou durante esta quadra chuvosa. Nessa segunda-feira, registra volume de 94,7%.

Com informações do O Povo.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem