CBF divulga datas para a volta dos campeonatos

Série A deve começar em 9 de agosto; Copa do Brasil tem previsão de retorno para o dia 26 do mesmo mês


O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, disse que a Série A do Brasileirão vai começar no dia 9 de agosto mesmo que os clubes tenham que jogar fora de suas cidades durante a pandemia de covid-19.

 Em entrevista publicada pelo jornal "O Globo", o dirigente afirmou que 19 dos 20 clubes da Série A aceitaram jogar fora do mando de campo para manter a data íntegra. As Séries B e C devem começar um dia antes (8 de agosto), enquanto a Copa do Brasil retorna em 26 de agosto. Já os estaduais dependem de suas respectivas federações.

O objetivo da entidade, que reconhece a impossibilidade de espremer as datas necessárias ao longo deste ano, é conseguir ajustar todo o calendário do futebol até 2022.

"Vai invadir janeiro, fevereiro, pode chegar a meados do mês. Mas temos algumas premissas que vão além. Muita gente não leva em consideração. Nosso horizonte é a Copa do Mundo de 2022, marcada para começar em novembro. Obriga o nosso calendário a terminar pelo menos um mês antes, em outubro de 2022. Temos que encerrar 2020 na segunda quinzena de fevereiro, iniciar os estaduais na última semana do mesmo mês, o Brasileiro no final de maio de 2021", disse.

Com isso, a ideia da entidade é encerrar a temporada de 2021 na primeira semana de dezembro, com férias e pré-temporada seguinte obedecendo o ritmo usual. Para cumprir com a nova programação, de acordo com o mandatário da CBF, até mesmo as pausas do Brasileirão em data Fifa serão suspensas.

A Série D vive um cenário diferente. Com 68 participantes e 61 cidades envolvidas, não há a mesma flexibilidade para jogar em outras praças: "O plano operacional é um pouco mais complexo", concluiu.


Cnews

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem