Programação online auxilia a preparação de alunos para o Enem no mês de julho



A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) lançou, em 3 de julho, a 5ª edição do “Enem não Tira Férias”, iniciativa que tem o objetivo de auxiliar na preparação dos estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), durante o mês de julho, período que tradicionalmente é dedicado às férias escolares. A abertura da programação ocorreu durante webinar transmitida ao vivo, contando com a participação de estudantes e da secretária Eliana Estrela. O secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Rogers Mendes, foi o mediador do diálogo.

Em 2020, devido à necessidade de distanciamento social, as atividades serão promovidas de forma virtual, com aulões online em formato de lives e webinars contemplando as quatro áreas de conhecimento abordadas no Exame. A ação faz parte da agenda da Conexão Seduc (https://www.ced.seduc.ce.gov.br/conexao_seduc/).

A secretária Eliana Estrela lembra que a preparação para o Enem é um dos principais focos das escolas da rede pública estadual, por se tratar de uma oportunidade de mudança de vida.

“Temos estudantes que sonham com um futuro mais justo e digno, seguindo na profissão desejada e obtendo uma realização para si e a família. Acreditamos muito na juventude. Reconheço o empenho de todo o time da Educação cearense, por todo o trabalho prestado em sala de aula, mas também pela contribuição dada durante as férias, com a disponibilidade de tirar as dúvidas dos alunos e participando do engajamento em torno do Enem”, destaca.

Rogers Mendes lembra das adaptações que foram necessárias para a continuidade do trabalho durante a pandemia. “Chegamos ao final do primeiro semestre, um período que ficará na história da educação brasileira e mundial. A partir de agora, as escolas entram em férias. Ainda assim, a Seduc mantém uma programação de preparação para os estudantes, por meio do Enem não Tira Férias. Trabalhamos para ter uma escola humanizada, que se importa verdadeiramente com as pessoas, e não só em transmitir conteúdo. Não há educação sem afeto. E a melhor contribuição que a escola pode dar a uma pessoa é a geração de esperança e de autoconfiança, além do conhecimento.

Além dos aulões, semanalmente, às quartas-feiras, serão lançados dois temas de redação com o intuito de estimular a prática da escrita entre os alunos, de forma que possam desenvolver a criatividade, o raciocínio e o pensamento crítico, habilidades fundamentais para o bom desempenho na prova.

O Enem não Tira Férias, em 2020, ocorre em parceria com a Organização Educacional Farias Brito e a Fundação Demócrito Rocha, nos termos da Lei nº 17.129 de 12.12.2019, na realização dos aulões e atividades virtuais. O acordo estabelece que as instituições parceiras entram como doadoras de serviços, com a finalidade de contribuir para a melhoria das ações, não estando previsto qualquer custo à Secretaria.

via Jornal Central de Noticias

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem