Sobral e Jijoca entre os 20 municípios mais bem avaliados em qualidade do ensino fundamental



O Banco Mundial publicou um relatório técnico, nesta última terça-feira (14), no qual dez municípios do Ceará aparecem entre os 20 municípios brasileiros com as melhores avaliações de qualidade da educação no ensino fundamental, considerando as duas etapas (1º a 5º ano e 6º ao 9º ano). Os números são do Índice de Desenvolvimento da Educação Bási​ca (Ideb) de 2017 e apresentam os maiores valores contabilizados desde a existência da ferramenta, em 2005.


O Ideb mede a qualidade dos diversos níveis da educação em todo o território nacional e é o resultado do cálculo entre a nota de proficiência dos estudantes em Português e Matemática, de acordo com a Prova Brasil; e o fluxo de alunos aprovados – se todos passarem de ano, neste caso, o resultado é um.

Em uma escala de zero a 10, Sobral aparece como o primeiro lugar do país, apresentando nota 9,1 no Ideb de 2017. Segundo o estudo, a cidade foi a única do território nacional a passar da nota 9. Entre os índices 8 e 9, estão as cidades de Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Ararendá e Jijoca de Jericoacoara. Frecheirinha, Coreaú, Meruoca e Brejo Santo estão com taxas próximas a 8. Embora a pesquisa não indique o índice da cidade de Catunda, o município atingiu índice 8,2, em 2017.

Apesar de apenas os dez municípios estarem nas melhores posições do Brasil, o relatório avalia que “quase todos os 184 municípios cearenses deixaram de apresentar níveis muito baixos de qualidade educacional em termos de aprendizado e aprovação escolar, e seus resultados atuais estão entre as melhores pontuações do Ideb em nível nacional”.
Ceará

Além de ser o único estado do País com dez dos municípios mais bem avaliados no quesito ensino fundamental, o Ceará, segundo o Banco Mundial, é o primeiro lugar quando os dados do Ideb são normalizados com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nesta leitura, o Estado aparece em primeiro lugar, com 6,9, em uma escala de zero a 10. Em seguida, vêm Paraná (6,6), Santa Catarina (6,5), Minas Gerais (6,5) e São Paulo (6,4).

Na visão dos autores do estudo, o Ceará é um exemplo relevante para o Brasil no que diz respeito à superação de condições adversas com escassez de recursos, pois, tendo baixos índices de investimento e riqueza, ainda consegue obter resultados educacionais superiores, o que demonstra eficiência nos investimentos da área. O Banco pontua, por exemplo, que o Ceará investe 1/3 do que os estados mais ricos, tem o 5º menor PIB total entre as 27 unidades federativas, mas consegue resultados superiores quando considerados os fatores socioeconômicos.

Com informações do G1 Ceará.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem