Tremor de terra foi registrado em Bela Cruz



Conforme dados disponibilizados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no último sábado (4), aproximadamente por volta das 11h35, a rede sismográfica RSISNE, pertencente à Rede Sismográfica Brasileira, registrou um tremor de terra de magnitude preliminar 1.7 mR, no município cearense de Bela Cruz, no Norte do Estado

Os últimos eventos registrados no Ceará ocorreram no final do mês de junho, mais precisamente no dia 29.

Desses, dois eventos foram registrados na região de Santana do Acaraú (magnitudes preliminares 1.7 mR e 1.4 mR) e outro na região de Groaíras (magnitude preliminar 1.8 mR).

O Laboratório Sismológico já informou o responsável pela Defesa Civil do Ceará e segue monitorando e divulgando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real.

ESCALA RICHTER

Um sismo com magnitude inferior a 3,5 na escala de Richter,conforme o registrado em Bela Cruz (1,7mR) é em geral apenas registado pelos sismógrafos, não sendo sentido.

Para magnitudes entre 3,5 e 5,4 já pode ser sentido pelas pessoas e eventualmente produzir danos.

Sismos com magnitudes entre 5,5 e 6,0 provocam danos menores em edifícios bem construídos, mas podem causar danos sérios em construções de baixa resistência às vibrações e oscilações.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem