Médicos da Upa em Sobral estão insatisfeitos por atraso do pagamento



Médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobral afirmam que estão com os salários do mês de junho atrasados e que decidiram não realizar mais plantões em agosto como forma de protesto. De acordo com informações passadas por denunciantes, os profissionais da unidade vivem situação de insalubridade mediante atuação contra pandemia da Covid-19.

Entre as reivindicações, médicos informam que nunca receberam adicional pela pandemia e explicam que não houve mais contratação de plantonistas para o exercício das funções. Sem o aumento da equipe e na ausência de salários e valores adicionais, os profissionais afirmam que estão atuando sob condição desgastante e insalubre.

Ainda de acordo coma categoria, a gestão do hospital estaria tentando negociar para que eles [médico] possam cumprir a escala de agosto – garantindo que pagariam o salário atrasado que está sendo reivindicado por eles sem, no entanto, dar respostas quanto às demais reivindicações.

Município e operadora da UPA

Em nota, a prefeitura de Sobral esclareceu que mantém regularmente o repasse dos valores referentes à gestão da UPA a Fundação Leandro Bezerra, responsável pela administração do espaço. Já em relação ao adicional indenizatório cobrado pelos profissionais, o órgão afirma que o benefício é pago apenas aos servidores municipais, conforme Decreto 2.462, publicado no Diário Oficial de Sobral no inicio deste mês.

Quanto ao repasse recebido da Prefeitura a fundação alega que repassou os valores com atraso, somente no último dia 29 de julho. Instituição ainda garantiu que os médicos foram pagos na mesma data, quitando pendência.

Em relação à denúncia acerca da falta de contratação de plantonistas e consequente insalubridade, a fundação informou que não existiu o aumento do número de atendimentos para que fosse necessário a contratação. Na ocasião, também frizou que dispõe do “quantitativo de profissionais” determinados pelo Ministério da Saúde.

Fonte: O Povo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem