Divulgados pontos de vacinação contra a raiva animal em Acaraú





Tendo em vista o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a raiva animal, que se realizará no dia 19 de setembro (sábado), das 8h às 17h, na sede de Acaraú, a Secretaria da Saúde do Município conclama todos os que tiverem seus animais de estimação a comparecerem até um dos seguintes locais de vacinação:


Centro - Escola Teresa de Jesus Silva
Morada Nova - Escola Higino de Sousa Brandão
Sítio Buriti - Creche Leonete Brandão
Bailarina - Creche Emiliano Frota
Saguim - Escola Eulina Magalhães
Travessa Mongubas - Escola Rosa Ferreira Dias
Outra Banda - Escola Francisca Isaura Rios Rocha
Outra Banda - Centro de Saúde Dr. Paula Pessoa - SESP
Pedrinhas - Creche Minervina Rocha
Paulo VI - Prédio Comunitário

A Campanha de Vacinação Antirrábica foi lançada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no dia 12, com ações em todos os municípios cearenses. Cães e gatos a partir dos três meses de vida devem ser levados a um dos 2.631 postos de vacinação do Estado. A meta é imunizar dois milhões de animais até 30 de outubro.

A Sesa reforça a importância de imunizar os animais domésticos anualmente. “A vacina é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os animais saudáveis. É fundamental a adesão à Campanha”, enfatiza Bergson Moura, assessor técnico do Programa de Controle da Raiva da Sesa.

A raiva é uma doença infecciosa viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado. “No ser humano, a taxa de mortalidade é próxima de 100%”, alerta o Bergson. No Ceará, o último caso notificado de raiva em pessoas foi em 2016.

Em 2019, o Ceará registrou 118 casos de raiva em animais. Destes, 91 foram notificados em morcegos hematófagos, possíveis transmissores da doença para outros bichos.

Jornal Central de Noticias

Postar um comentário

0 Comentários