Divulgados pontos de vacinação contra a raiva animal em Acaraú



Tendo em vista o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a raiva animal, que se realizará no dia 19 de setembro (sábado), das 8h às 17h, na sede de Acaraú, a Secretaria da Saúde do Município conclama todos os que tiverem seus animais de estimação a comparecerem até um dos seguintes locais de vacinação:


Centro - Escola Teresa de Jesus Silva
Morada Nova - Escola Higino de Sousa Brandão
Sítio Buriti - Creche Leonete Brandão
Bailarina - Creche Emiliano Frota
Saguim - Escola Eulina Magalhães
Travessa Mongubas - Escola Rosa Ferreira Dias
Outra Banda - Escola Francisca Isaura Rios Rocha
Outra Banda - Centro de Saúde Dr. Paula Pessoa - SESP
Pedrinhas - Creche Minervina Rocha
Paulo VI - Prédio Comunitário

A Campanha de Vacinação Antirrábica foi lançada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no dia 12, com ações em todos os municípios cearenses. Cães e gatos a partir dos três meses de vida devem ser levados a um dos 2.631 postos de vacinação do Estado. A meta é imunizar dois milhões de animais até 30 de outubro.

A Sesa reforça a importância de imunizar os animais domésticos anualmente. “A vacina é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os animais saudáveis. É fundamental a adesão à Campanha”, enfatiza Bergson Moura, assessor técnico do Programa de Controle da Raiva da Sesa.

A raiva é uma doença infecciosa viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado. “No ser humano, a taxa de mortalidade é próxima de 100%”, alerta o Bergson. No Ceará, o último caso notificado de raiva em pessoas foi em 2016.

Em 2019, o Ceará registrou 118 casos de raiva em animais. Destes, 91 foram notificados em morcegos hematófagos, possíveis transmissores da doença para outros bichos.

Jornal Central de Noticias

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem