Inmet alerta para risco de chuva forte em Jijoca e outros 60 municípios cearenses

Jijoca de Jericoacoara, Sobral, Santa Quitéria e outros 58 municípios do Estado integram lista com perigo potencial devido a chuvas intensas. Instituto recomenda que pessoas tomem cuidado extra em caso de rajadas de vento

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas intensas em 61 municípios do norte e noroeste do Ceará até as 11 horas desta terça-feira, 26. Entre eles, Jijoca de Jericoacoara, Sobral e Santa Quitéria (veja a lista completa neste link). 

Há risco que os territórios enfrentem chuva entre 20 e 30 milímetros (mm) por hora ou até 50 mm diários, além de ventos intensos, de até 60 km/h.

O Instituto aconselha que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e nem estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. 
Recomenda-se ainda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. 

Para mais informações, é possível consultar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Choveu em 50 municípios cearenses entre as 7 horas desse domingo, 24, e o mesmo horário desta segunda-feira, 25, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

A maior precipitação foi registrada em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, com índice de 54 milímetros. Em Fortaleza, o posto do bairro Pici registrou 39 mm. A chuva desta segunda ainda faz parte da pré-estação chuvosa, que abrange os meses de dezembro e janeiro.

Para os três primeiros meses da quadra chuvosa, entre fevereiro e abril, a Funceme aponta 50% de chance de chuvas abaixo da média histórica. Há ainda 40% de perspectiva em torno da média e ainda 10% de possibilidade de as chuvas ficarem acima da média histórica. A maior preocupação é no Centro-Sul do Estado, onde há maior tendência de chuvas abaixo da média histórica.

O Povo 

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem