Planos de saúde podem ficar até 50% mais caros em 2021



Usuários de plano de saúde devem se preparar para o reajuste que as operadoras devem fazer em 2021. No ano passado, devido a crise econômica desencadeada pelo novo Coronavirus, os reajustes foram suspensos em vários serviços básicos prestados aos consumidores, entre eles os planos de saúde. Porem este ano o preço dos planos de saúde devem ficar até 50% mais caros. A estimativa foi feita segundo simulações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

O maior percentual de reajuste foi encontrado em um cenário de plano de saúde coletivo por adesão que sofre correção anual e por faixa etária. Uma mensalidade inicial de R$ 441 sofre correção de 20% do reajuste anual e de mais 14,5% da atualização referente a faixa etária. Dessa forma, o valor mensal do serviço passaria a ser de R$ 660,91, aumento de 49,87% ao todo.Os planos empresariais também apresentaram percentual elevado de aumento, chegando a 49,71%.

O Idec ressalta que utilizou os valores indicados no Painel de Precificação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de julho de 2020 para realizar as simulações, sendo, portanto, dados oficiais conservadores que não refletem as históricas distorções no mercado de saúde suplementar.


Ceará Agora

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem