Centro de testagem da Covid-19 é inaugurado em Acaraú




Descentralizar e ampliar a oferta de exames para o diagnóstico do Novo Coronavírus. Esse é um dos objetivos do Centro de Testagem Dr Aharón Valdés Capó, inaugurado nesta semana pela Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria da Saúde do Município. O equipamento foi instalado na Praça do Centenário, no Centro do Município, coração comercial da cidade.

A Prefeitura está ampliando a realização de testes de Covid-19, após o aumento crescente no número de casos e óbitos na cidade. Pelo Boletim Geral da Secretaria de Saúde do Município, atualizado em 10.03.2021, Acaraú já tinha o total de 8.860 testagens, com 5.546 casos descartados, 3.051 recuperados e 3.314 confirmados. 193 casos em tratamento sendo 177 deles em domicílio e 16 hospitalar. O Município também conta com 70 óbitos. As medidas preventivas seguem sendo fortalecidas por Comitê de Contingência, que busca resguardar o cumprimento das medidas preventivas previstas em decreto municipal.

Qualquer pessoa – mesmo sem apresentar sintomas – poderá ser testada. Para ter acesso ao exame, basta comparecer ao local e levar um documento oficial com foto. O local conta com a organização em fila, com número limitado de pessoas no interior do espaço. A organização conta com o apoio da Guarda Municipal e Bombeiros civis.

No centro, são realizados testes de biologia molecular em tempo real, o RT-PCR. O exame, feito a partir da coleta de secreções das vias respiratórias, detecta a existência do vírus no organismo. Com o exame, é possível a detecção precoce da doença, que é letal e nem sempre leva quem acomete a apresentar sintomas.

O centro de testagem homenageia Dr Aharón Valdés Capó, médico cubano, que por muitos anos morou e trabalhou em Acaraú e região. O médico pneumologista faleceu há poucos dias vítima da Covid-19

Reportagem: Edson Costa - Jornal Central de Noticias

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem