MP recomenda a Acaraú, Bela Cruz e outros 72 municípios, garantir abastecimento de oxigênio

 

Ministério Público pede que gestores prestem contas sobre controle do estoque de oxigênio nos município



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou, até esta terça-feira, 9, a adoção de medidas para a garantia de abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde de 74 municípios cearenses. O balanço foi realizado pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania). As recomendações foram direcionadas a prefeitos, secretários da Saúde e diretores de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais em funcionamento em algumas dessas cidades. Em recomendações anteriores, o MPCE orientava a garantia de oxigênio para 47 cidades e, em seguida, a lista aumentou para 62 municípios cearenses.

No comunicado, o MPCE pede que seja garantido estoque de oxigênio para no mínimo dez dias de consumo subsequentes. Além disso, orienta que sejam providenciados todos os demais insumos, inclusive kits de sedação e intubação, e equipamentos necessários para atendimento, internação e assistência à saúde de pacientes com Covid-19.O MP também recomendou que seja elaborado plano de contingência em caso de escassez de oxigênio e insumos, conforme o crescimento da demanda.

De acordo com o MPCE, os gestores tem um prazo de cinco dias para declararem quais providências serão adotadas para cumprimento das recomendações. Além disso, os dirigentes deverão prestar contas referente ao atual estoque de oxigênio nas unidades de saúde, bem como devem se manifestar sobre a aquisição e controle de estoque de insumos e equipamentos necessários para atendimento, internação e assistência à saúde de pacientes com Covid-19.

Acaraú, Acopiara, Amontada, Ararendá, Aurora, Banabuiú, Barbalha, Barroquinha, Bela Cruz, Boa Viagem, Camocim, Campos Sales, Caridade, Caririaçu, Cascavel, Caucaia, Chaval, Choró, Crato, Croatá, Eusébio, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortaleza, Frecheirinha, Graça, Granjeiro, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Hidrolândia, Horizonte, Ibaretama, Ibicuitinga, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Ipueiras, Jaguaribe, Jardim, Jati, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Madalena, Maranguape, Mauriti, Milagres, Milhã, Miraíma, Mombaça, Monselhor Tabosa, Morada Nova, Orós, Paracuru, Pedra Branca, Penaforte, Piquet Carneiro, Pindoretema, Poranga, Porteiras, Quixadá, Quixeramobim, Quiterianópolis, Quixelô, Salitre, Santana do Acaraú, São Benedito, São Luis do Curu, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tamboril e Umirim.


O Povo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem