Golpistas usam perfis de pousadas para fazer vitimas


Resolvemos fazer este post como um informativo para alertar as pessoas sobre um golpe que vem se disseminando, principalmente no Instagram. Atentem pois diversos estelionatários estão agindo em busca de clonar o Whatsapp.



Como funciona o novo golpe

Estelionatários estão criando perfis no Instagram como se fosse de conhecidos hoteis e pousadas do litoral cearense, para fins de atrair seguidores e, assim, aplicar o golpe. 

A princípio eles enviam uma mensagem para o seguidor informando que aquele perfil foi selecionado para concorrer a 3 dias de estadia com tudo incluso, no entanto se faz necessário preencher um suposto cadastro com nome completo e número de telefone.



A vítima, sem perceber que está sendo enganada, envia os dados e, posteriormente, os estelionatários solicitam o código de confirmação do cadastro, mas que, na verdade, estão tentando clonar o whatsapp da vítima. 



Com a confirmação do código, eles clonam o whatsapp e passam a enviar mensagem para os contatos da vítima,  solicitando empréstimos. E os contatos (normalmente amigos e parentes), inadvertidamente fazem as transferências solicitadas.



É preciso muito cuidado, eles podem enviar solicitação de confirmação de qualquer página

Essa forma de golpe era muito comum após as pessoas realizarem anúncios no OLX

Como se proteger dessas fraudes

1- Configure seu aplicativo de Whtasapp, para a verificação de segurança em duas etapas e define um código de segurança.

2-Os hotéis e pousadas não solicitam dados pessoais em suas comunicações com clientes através das redes sociais. Todos os contatos realizados pelas equipes dos hotéis com os clientes e hóspedes, através destes canais, são reativos – eles respondem às solicitações primeiramente feitas pelos clientes.

3-Nunca preencha nenhum cadastro, formulário ou pesquisa fornecendo seus dados financeiros ou pessoais através de links enviados pelo WhatsApp, tais como: senha de bancos, cartão de crédito, conta corrente, benefícios e nem qualquer código recebido por SMS em seu celular para terceiros.

4-Verifique a data de criação do perfil. Se foi criado há pouquíssimos dias de uma pousada que já está há um bom tempo no mercado – desconfie.

5-Observe o número de seguidores e publicações do perfil da pousada ou hotel. Geralmente quando a página é falsa o número de pessoas seguindo e a quantidade de publicações e fotos costumam ser muito abaixo do perfil verdadeiro.

6-Anote o endereço correto da pousada ou hotel e salve no seu navegador! Evite fazer uma consulta por nome, porque o risco de vir uma página falsa é grande.

7-Confirme se a grafia do nome da conta do Instagram ou facebook é realmente do hotel, pousada ou empresa. Não existe duas contas com nomes iguais. Quando alguém cria uma conta falsa se faz necessário adicionar uma letra ou número para diferenciar da original.

8-As pessoas são tomadas pela emoção e acabam agindo no impulso. Ao receber uma mensagem dizendo que ganhou uma viagem ou estadia numa pousada totalmente grátis, verifique se a conta é verdadeira antes de fazer qualquer depósito ou transferência em dinheiro.

9-Ao receber uma mensagem com promoções tentadoras desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais é melhor apagar. 

10-Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes.

11-Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: último dia, promoção vai até hoje! Urgente, não perca essa oportunidade, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não pesquisem a veracidade da promoção na página da empresa ou órgãos oficiais.

12-Certifique-se no site oficial da empresa sobre o está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, ofertas de dinheiro, brindes, descontos ou até promessas de emprego. Vários perfis do Instagram de pousadas, hotéis e empresas já exibem alerta sobre golpes.

13-Ao entrar em qualquer página verifique se existe um cadeado cinza no canto superior esquerdo da página – isso atesta que sua conexão não foi interceptada e que o site está criptografado para impedir golpes.

14- Esse tipo de crime é de competência da Polícia Civil. E quem tiver sido enganado ou lesado através de um perfil falso é importante fazer uma denúncia através de um boletim de ocorrência na Polícia Civil a fim de que possa ser dado início a uma investigação objetivando identificar, responsabilizar e prender tais criminosos. 

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem