Características das Rosas do deserto




Quem é que não gosta de plantas ? Uma das plantas que considero uma das mais bonitas são as Rosas do deserto.

A primeira coisa a saber sobre as rosas do deserto é que elas não são rosas. E que nem precisam de estar no deserto.

A rosa do deserto se chama cientificamente Adenium Obesum,
 e hoje ela é cultivada como uma planta doméstica e decorativa comuns em regiões temperadas, sendo encontrada também em locais tropicais como o Brasil na forma de espécie introduzida como planta doméstica decorativa, o que significa que você não vai achar uma rosa do deserto dando sopa num terreno baldio.

A Rosa do Deserto ou Adenium deve ser regada, mas não deve ser mantida em terra ou substratos encharcados e se faz altamente recomendável o uso de substratos de alto poder de drenagem, como por exemplo, substrato de fundo de rio, areia grossa e pedrinhas. Outro erro comum é ignorar que a planta precisa de sol torando em cima para ser feliz. O deserto ta no nome dela não é a toa não !



A rosa do deserto deve ser cultivada em vasos e ambientes ensolarados com temperatura mínima de 10 graus. A Rosa do deserto tem plantios semelhantes aos cactos e como o próprio nome sugere se adapta muito bem a exposições a climas de baixa umidade. 

A rosa do deserto é venenosa?

Algumas. A seiva do Adenium boehmianum, A. multiflorum e do A. obesum contém um glicosídeo cardíaco tóxico que é usado como veneno para as flechas em toda a África para caçar grandes animais. Mas isso torna a planta perigosa? Bem, acredito que não, uma vez que como ela não é uma planta nativa do Brasil ela não se propaga como uma praga, e também não é reconhecida pelos animais como uma comida, além do mais, sua toxicidade está na seiva (leite) que escorre no corte, não pegando o galhinho pra beber igual Yakult, acho que você não correrá grandes riscos.



Uma coisa muito interessante sobre a Rosa do Deserto, é que ela é uma planta que não existem duas iguais. Sua estrutura física se compõe de um caule que engrossa progressivamente perto da raiz. A razão disso é que ele opera como uma espécie de “caixa dágua” pra ela, que se adaptou a ambientes secos e pouco úmidos. Por isso que essa planta nunca pode ser encharcada, ou ela apodrece rapidinho. Por outro lado essa adaptação natural tornou a rosa do deserto uma planta ótima para aquele lugar que pega um sol escaldante, fora sua beleza magnífica e variações incríveis.


A rosa do deserto hoje virou um meio de vida para muitos apreciadores dessa planta, pois os preços dela não são baratos. Como muita gente costuma ter interesse nessa planta maravilhosa, eu sempre recomendo estudar o máximo possível antes de se aventurar e acabar cometendo um erro e matando a rosa do deserto.

Por Philipe Kling


Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem