Ceará: Plano de zoneamento da costa destaca 13,6 mil km² para desenvolvimento econômico




Intuito do documento é construir a Política Estadual de Gerenciamento Costeiro para garantir a exploração econômica sustentável da região


O plano de Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeiro do Ceará (ZEEC) encaminha-se para conclusão. A primeira versão do documento foi apresentada em audiência pública na manhã desta quarta-feira, 20.

O ZECC destaca 13,6 mil km² para desenvolvimento de atividades econômicas em toda área litorânea do Ceará.

Ao todo são 1.583 mil km² de zonas de uso restrito, com potenciais econômicos limitados a determinados segmentos e proporções pré-definidas.

Outros 12.107 km² são classificados como Zonas de usos Sustentável e são apontadas com grande referencial de desenvolvimento em diversos segmentos. Plano destina 78% da área costeira do Ceará para atividades econômicas sustentáveis.

De acordo com o jornal O Povo, as Zonas de uso restrito destinam-se a investimentos que sejam classificados de baixo impacto econômico e que se relacionem de forma complementar com as condições ambientais de cada localidade.

Além disso, cada empreendedor em tais zonas será obrigado a assinar termo de compromisso para proteção ambiental. “Promover atividades de pesquisas científicas, de educação ambiental e de monitoramento, contribuindo para a proteção ambiental do entorno” são outras exigências para atividade econômica nas Zonas de exploração restrita.


Focus Jor

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem