Opinião: Com mudança de nome, Facebook aposta tudo no Metaverso


 Zuckerberg muito esperto acha que Realidade Virtual + Realidade Aumentada + suas plataformas formam o Metaverso, e então o conglomerado do Facebook, Instagram e Whatsapp passa a se chamar Meta, Inc. Com isso ele impulsiona as pesquisas do Facebook Reality Labs em VR, traz um conceito da ficção científica para a realidade e estabelece um novo formato de mídias sociais que é o futuro da internet. A ideia é que você esteja não apenas conectado em frente a uma tela, mas dentro da tela, em 3D, interagindo com outras pessoas e avatares. Isso vai ser bem interessante no contexto do home office. 


Para quem acha isso assustador é bom lembrar que o verdadeiro Metaverso é muito mais radical que isso. O futuro Metaverso será por Neurorealidade, um conceito bem black mirror de realidade ultra-imersiva onde os usuários conectam seus cérebros em um servidor global (Supercérebro) através de nanossensores neuroelétricos que permitem fazer upload e download de informações do cérebro, inclusive experienciar sensações, experiências ou memórias de outra pessoa internamente por meio do que chamamos de “transparent shadowing”. Parece fictício, mas é o endpoint do encontro entre neuroengenharia, IoT, Cloud, supercomputação e nanotecnologia molecular.


Samuel Fernando 

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem