Ceará: Apenas 57 municípios tem plano de contingencia contra a seca

 


Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostrou que, no Ceará, apenas 57 (30,9%) municípios tem uma plano de contingência ou prevenção à seca, fenômeno da natureza recorrente na região Nordeste e que, este ano, afeou, inclusive, os reservatórios hídricos de todo o país.

As baixas chuvas e falta de recursos nos reservatórios, traz dificuldades e gera preocupação para a população rural, em particular as famílias que moram em áreas remotas.

Em ano de seca de maior impacto, a maioria dos municípios (86,9%) informou ao IBGE perda de produção agrícola e 73,6% queda nas receitas financeiras.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em 2021, a chuvas ficaram 15% abaixo da média

ÚLTIMOS ANOS

No Ceará, os episódios de seca atingiram 140 (76,5%) das cidades entre 2017 e 2020. Entre 2012 e 2018, o Estado vivenciou um dos períodos de maior escassez de chuva e de reservas de água nos açudes.

DESERTIFICAÇÃO

Dos 184 municípios cearenses, 175 estão localizados em área de semiárido. Outro aspecto apontado pelo IBGE é que em 24,1% houve surgimento ou aumento de área de desertificação e em 32,4% ocorreu concentração de poluentes na água exigindo ampliação na captação e no tratamento da água.

As ações mais comuns implementadas no combate aos efeitos da seca são a distribuição regular de água através de carros-pipa em épocas de estiagem (situações de emergência) e a construção de poços, em 87% dos municípios.

CIDADES QUE TEM PLANO DE CONTINGÊNCIA CONTRA A SECA:
Acaraú, Acopiara, Alto Santo, Amontada, Apuiarés, Aracati, Ararendá, Araripe, Banabuiú, Barroquinha, Baturité, Boa Viagem, Cariré, Caririaçu, Cascavel, Choró, Crateús, Forquilha, Fortaleza, Fortim, General Sampaio, Granja, Granjeiro, Groaíras, Icó, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim, Irauçuba, Itaiçaba, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Maranguape, Milagres, Mombaça, Morada Nova, Morrinhos, Nova Russas, Novo Oriente, Pacatuba, Pacujá, Palmácia, Paracuru, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Russas, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Sobral, Tamboril, Tauá, Umirim e Uruburetama.

Ceará Agora

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem