Cobra de 2 metros é resgatada na porta de igreja em Sobral



O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/3ºBBM) resgatou uma cobra jiboia. O fato ocorreu por volta das 7 horas da manhã da ultima sexta-feira (12). O acionamento ocorreu pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Sobral, na porta da Igreja na Cohab III em Sobral. 

De acordo com o subtenente Crispim, “a cobra jiboia resgata tem cerca de 2 metros de comprimento, está sem ferimentos aparente e foi conduzida para seu habitat natural, em uma Área de Proteção Ambiental, na Serra da Meruoca”, relatou o comandante do socorro.

Em síntese, a guarnição conduziu o animal resgatado e o soltou em seu habitat natural.

A jiboia-constritora

A jiboia-constritora, ou simplesmente jiboia é única no reino animal. Seu nome em inglês comum é o mesmo que seu nome científico. Também chamada de jiboia-de-cauda-vermelha, a jiboia é uma espécie de cobra grande e de corpo pesado e não peçonhenta encontrada no Hemisfério Ocidental, em toda a América Central e do Sul e em alguns locais ao sul da América do Norte.

Outros resgates

Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais em Fortaleza e no interior do Estado. Em 2020, o número de salvamentos aumentou para 5.217. De janeiro a outubro deste ano, já foram resgatados 5.327 animais em todo o Estado.

A guarnição que resgatou a cobra jiboia foi composta pelo: subtenente Crispim, subtenente Nixon, soldado J Edson e soldado Jozias, na viatura CDC 0001.

Prevenção


Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem