Novo Ensino Médio começa em 2022; vejo o que vai mudar

 


O Novo Ensino Médio vai começar a ser implantado a partir do ano que vem. As mudanças vão acontecer baseadas na Lei n° 13.415/2017. As alterações vão acontecer apenas na educação básica, mas chegam ao ensino profissionalizante.

O MEC (Ministério da Educação) informa que as mudanças têm como objetivo elevar a qualidade de ensino no país, sem esquecer de preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

Em 2022, as alterações vão ser apenas para os alunos do primeiro ano. Enquanto isso, as outras séries vão continuar mantendo a grade antiga, com as mudanças acontecendo de forma gradual. O MEC espera que até 2024 todos os alunos do ensino médio estejam dentro do novo currículo.

O que vai mudar?

Haverá uma mudança na carga horária dos estudantes que passará de 800 para 1.000 horas anuais obrigatórias. Desta forma, o aluno do ensino médio, durante três anos deverá somar 3.000 horas, da seguinte forma:

Base nacional comum curricular: 1.800 horas;
Itinerários formativos: 1.200 horas.

Serão quatro áreas distintas do conhecimento, sendo que será respeitada as peculiaridades de cada região.
Confira:

Matemáticas e suas Tecnologias;
Linguagens e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Os estudantes vão contar com os chamados “Itinerários Formativos” que envolvem projetos, oficinas e modalidades distintas para que o aluno possa escolher. As escolas deverão definir o seu itinerário.

O aluno que já quiser entrar no mercado de trabalho poderá escolher uma formação técnica e profissional (FTP), isso após concluir a etapa escolar.


Jornal Contabil

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem