Boleto do IPVA 2022 do Ceará já pode ser emitido e pago





Proprietários de veículos do Ceará já podem emitir o boleto e pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) relativo ao ano de 2022 a partir desta segunda-feira (3). Os boletos já estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda ou no aplicativo "Meu IPVA".

O boleto poderá ser pago no Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNB, Bradesco, Santander, Itaú, casas lotéricas e com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

A Secretaria Estadual de Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) divulgou na última terça-feira (28) a tabela com os valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. O valor a ser pago depende do ano e do modelo do bem; quanto mais caro o veículo, mais caro o imposto.

A Secretaria da Fazenda não envia guias de recolhimento pelos Correios ou por email.

O Governo do Ceará afirma que em 2022 cerca de 2,34 milhões de veículos serão tributados, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1,45 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual, e outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos foram emplacados.

Desconto de até 15%

Em 2022, o desconto no valor do imposto pode chegar a 15%, acumulando o desconto pelo pagamento à vista mais um abatimento pela participação no programa Sua Nota Tem Valor.

Os cidadãos cadastrados no programa podem conferir o desconto disponível pelo site ou App do Sua Nota Tem Valor, na opção Pontuação IPVA.

Quem optar por pagar o valor à vista, em uma única parcela, deve efetuar o pagamento até 31 de janeiro e terá desconto de 10%.

Quem preferir dividir o pagamento do imposto pode parcelar em até cinco vezes, desde que uma parcela não tenha o valor abaixo de R$ 100. A data para o pagamento de cada parcela é a seguinte:

Isenção

Pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

G1

Postar um comentário

0 Comentários