Bombeiros resgatam tejo de 2 metros, em Itapipoca

 


Corpo de Bombeiros resgata Cobra, Iguana e Tejo neste final de semana. Neste sábado (29), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio dos bombeiros militares de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM), de São Gonçalo do Amarante (4ªCia/2ºBBM) e Itapipoca (5ªCia/3ºBBM)através resgataram: uma cobra, uma iguana e um tejo.

Em Itapipoca

Os bombeiros militares de Itapipoca por volta das 21h05, deste sábado (29), no Bairro Cacimbas, em Itapipoca, resgataram um tejo que se encontrava no quintal da residência, com cerca de 2 metros de comprimento, aproximadamente.

O tejo

O gênero de répteis Tupinambis, da família Teiidae, é popularmente conhecido como teiú, tiú, teju açu, lagartiu, teju, tegu, jacuraru, jacuaru, jacuruaru, jacruaru e caruaru. Compreende os maiores lagartos do Novo Mundo (podem atingir até 2 metros de comprimento) e abrange sete espécies em dois gêneros, todas nativas da América do Sul.

Em Maracanaú

Os bombeiros militares de Maracanaú por volta das 9 h, deste sábado (29), no Bairro Alto Alegre I, em Maracanaú, resgataram uma cobra que também se encontrava no quintal da residência, com cerca de 1,7 metros de comprimento, aproximadamente.



A cobra jiboia

A jiboia constritora, ou simplesmente jiboia é única no reino animal. Seu nome em inglês comum é o mesmo que seu nome científico. Também chamada de jiboia-de-cauda-vermelha, a jiboia é uma espécie de cobra grande e de corpo pesado e não peçonhenta encontrada no Hemisfério Ocidental, em toda a América Central e do Sul e em alguns locais ao sul da América do Norte.

Em São Gonçalo do Amarante

Os bombeiros militares de São Gonçalo do Amarante por volta das 16 horas, deste sábado (29), no Bairro Carlotas, em Paracuru, resgataram uma iguana que se encontrava na sala de uma residência, com cerca de 1,2 metros de comprimento, aproximadamente.


Iguana

A iguana é um gênero de réptil da família Iguanidae. As espécies deste gênero ocorrem em regiões tropicais da América Central, América do Sul e Caribe.

As iguanas têm hábitos arborícolas, isto é, vivem em árvores, podendo atingir até 180 cm de comprimento. Quando jovens, os iguanas possuem uma coloração verde intensa, já quando maiores, apresentam, ao longo do corpo, listras escuras. A cauda de uma iguana possui dois terços do comprimento total do corpo. Iguanas podem ser criados em terrário tropical úmido, por habitar florestas tropicais.

Prevenção

Em síntese, mantenha-se afastado de animais silvestres e, se for picado por uma cobra, procura tirar uma foto desta para que se possa identificar com precisão o seu tipo, contribuindo com o tratamento. Caso veja uma cobra, mantenha-se distante e ligue 193, a ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

Todos os animais resgatados não tinham ferimentos aparentes e foram devolvidos aos seus respectivos habitant naturais em áreas verdes, longe de residências mas próximo a água.

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem