Fenômeno deixa o céu vermelho no Ceará e outros Estados


 

FIM DOS TEMPOS? 😱 Não, a gente explica 👇🏾


Nos últimos dias, diversos municípios do Ceará amanheceram com o céu apresentando uma coloração avermelhada. Esse fenômeno também foi registrado em estados como Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Essa coloração está ocorrendo por causa das cinzas do vulcão submarino em Tonga, no oceano Pacífico que entrou em erupção no dia 15 de janeiro 🌋. Em virtude da circulação atmosférica global (ventos), as cinzas vulcânicas estão em deslocamento nos altos níveis da atmosfera e no momento estão passando sobre o Nordeste do Brasil.

🤗 O fenômeno óptico ocorre quando a luz solar entra em contato com o material em suspensão no ar, que pode ser sólido ou gasoso (no caso, ocorreu com as cinzas do vulcão), sofrendo o efeito de espalhamento (parecido com o efeito da luz quando passa por um prisma, no qual a luz branca ao atravessar, espalha-se em diferentes cores).

👀 Normalmente, o que é observado no céu a olho nu (o que enxergamos) é o tom azul, já que o espalhamento é maior nesta cor. Entretanto, no início e no final do dia, devido a posição do sol estar no horizonte faz com que os raios solares atravessem mais partículas na atmosfera, causando maior absorção da luz azul do que da luz vermelha. Isso explica porque, às vezes, vemos as manhãs e as tardes com tons de cores entre laranja e vermelho. Devemos destacar também que nem sempre isso ocorre, pois depende da concentração desses gases ou partículas na atmosfera, como no caso do que foi observado no dia de hoje.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem