Senado fará audiência pública sobre OVNIs



 Em 24 de junho de 2022, o Senado fará uma audiência pública sobre OVNIs. A iniciativa é do Senador Eduardo Girão, do PODEMOS e contará com a presença de renomados ufólogos brasileiros, senadores e representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica brasileira, com ampla cobertura da imprensa. Esta ação, inédita no país, ganha especial importância, acompanhando movimentos semelhantes em outros países.

No Chile, uma tentativa semelhante, de obter informações das agências de defesa e inteligência do país não obteve êxito, mas chamou a atenção da imprensa chilena para o tema.

Nos Estados Unidos, um processo de abertura de informações histórico vem ocorrendo, com a liberação de importantes informações sobre ocorrências ufológicas envolvendo a Marinha dos Estados Unidos e estudos promovidos pelo Pentágono.

Agora, um subcomitê da Câmara dos Estados Unidos está programado para realizar na próxima semana a primeira audiência aberta no Congresso sobre veículos aéreos não identificados em mais de meio século, com depoimentos de dois altos funcionários da inteligência de defesa.

A audiência ocorre após a divulgação em Junho passado de um relatório solicitado pelo Congresso sobre “fenômenos aéreos não identificados”. A “Avaliação Preliminar” de nove páginas do Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional concentrou-se em 144 incidentes desde 2004 e conseguiu explicar apenas um.

O relatório se recusou a fazer inferências, dizendo que os relatórios disponíveis eram “em grande parte inconclusivos” e observando que dados limitados e inconsistentes criaram um desafio na avaliação do fenômeno. Mas disse que a maioria dos fenômenos relatados “representam objetos físicos”.

A avaliação concluiu que os objetos não eram tecnologia secreta dos EUA e que “atualmente faltam dados para indicar que qualquer UAP faz parte de um programa de coleta estrangeira ou indicativo de um grande avanço tecnológico por um potencial adversário”.

A audiência, marcada para a próxima terça-feira, pretende centrar-se no trabalho de um grupo do Pentágono que acompanha as questões de segurança nacional e de segurança de voo levantadas pelo relatório.

Por se tratar de uma área de grande interesse público, qualquer sigilo indevido pode servir como obstáculo para a solução do mistério, ou pode nos impedir de encontrar soluções para potenciais vulnerabilidades”, disse o deputado André Carson, democrata de Indiana e presidente da Câmara. O subcomitê do Comitê de Inteligência da Câmara sobre contraterrorismo, contrainteligência e contraproliferação, que está realizando a audiência. “Esta audiência trata de examinar as medidas que o Pentágono pode tomar para reduzir o estigma em torno da denúncia de pilotos militares e de pilotos civis”.

As testemunhas agendadas incluem Ronald S. Moultrie, subsecretário de defesa para inteligência e segurança, e Scott W. Bray, vice-diretor de inteligência naval.

O governo federal e a comunidade de inteligência têm um papel crítico a desempenhar na contextualização e análise de relatórios”, disse o deputado Adam B. Schiff, o democrata da Califórnia que é presidente do Comitê de Inteligência da Câmara. Ele disse que o objetivo da audiência era esclarecer “um dos grandes mistérios do nosso tempo e quebrar o ciclo de sigilo excessivo e especulação com verdade e transparência”.

O relatório entregue ao Congresso em Junho passado foi feito pela comunidade de inteligência junto com a Força-Tarefa de Fenômeno Aéreo Não Identificado do Pentágono, que o Pentágono substituiu em Novembro por um novo escritório, o Grupo de Sincronização de Gerenciamento e Identificação de Objetos Aerotransportados. O trabalho do grupo é “detectar, identificar e atribuir objetos de interesse no Espaço Aéreo de Uso Especial e avaliar e mitigar quaisquer ameaças associadas à segurança do voo e à segurança nacional”.

O Sr. Moultrie supervisiona esse novo grupo, que será o foco das próximas audiências.

Em Dezembro passado, a senadora Kirsten Gillibrand, democrata de Nova York, e o deputado Ruben Gallego, democrata do Arizona, conseguiram, com apoio bipartidário, inserir uma emenda na Lei de Autorização de Defesa Nacional anual que determina que o Pentágono trabalhe com a comunidade de inteligência na questão e fazer relatórios públicos sobre suas descobertas. A emenda expandiu o escopo da pesquisa além do que o grupo do Pentágono já estava realizando.

O Congresso não realizou nenhuma audiência aberta sobre OVNIs desde que a Força Aérea encerrou uma investigação pública conhecida como Projeto Livro Azul no início de 1970.

Em 1966, Gerald R. Ford, então líder da minoria republicana na Câmara de Michigan, organizou uma audiência em resposta a relatos de OVNIs por mais de 40 pessoas, incluindo 12 policiais. A Força Aérea os explicou como “gás do pântano”, que Ford disse ser “irrelevante”.

Acredito que o povo americano tem direito a uma explicação mais completa do que a que lhes foi dada pela Força Aérea até hoje“, disse Ford em carta a dois comitês da Câmara em 28 de março de 1966. Oficiais da Força Aérea testemunharam sobre os avistamentos.

Dois anos depois, o Congresso realizou uma segunda audiência na qual cientistas de fora da Força Aérea apresentaram trabalhos sobre seus próprios estudos do fenômeno e pediram a continuação do estudo de objetos voadores não identificados.

A Força Aérea concluiu em 1969 que nenhum OVNI jamais havia ameaçado a segurança nacional; que os objetos não apresentavam tecnologia além do conhecimento atual; e que não havia evidências indicando que os objetos eram extraterrestres. A Força Aérea concluiu que nenhuma investigação adicional era necessária.

Nos últimos anos, relatórios de inteligência e declarações de funcionários citaram preocupações sobre uma ameaça à segurança nacional de OVNIs por meio de tecnologia avançada sugerida por relatórios de pilotos de, por exemplo, veículos viajando em velocidades extremas sem meios visíveis de propulsão. Autoridades expressaram dúvidas de que eles possam estar ligados a adversários conhecidos.

Já dei algumas risadas, mas é algo pelo qual sou apaixonado e acho que posso aguentar o calor“, disse Carson. “Isso pode ser exatamente o que une democratas e republicanos, pelo menos por uma ou duas horas.


com informações Fenomenum

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem