Ministério da Saúde pode liberar 4ª dose contra Covid-19 para população maior de 18 anos

 


O Ministério da Saúde deve liberar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para toda a população brasileira acima de 18 anos.  A previsão é que o anúncio oficial seja dado ainda nesta semana, de acordo com o jornal O Globo.

Segundo a publicação, falta definir se todas as faixas etárias serão beneficiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou se parte da população precisará buscar clínicas particulares - onde a dose é comercializada a mais de R$200.

“Observando o comportamento do vírus, estamos caminhando para termos, pelo menos, um (segundo) reforço na população acima de 18 anos”, disse o secretário-executivo do Ministério, Daniel Pereira.

A Pasta já havia aprovado a aplicação da quarta dose em pessoas a partir de 50 anos, no início deste mês. Ela também foi aprovada para profissionais de saúde e imunossuprimidos - pessoas com câncer, HIV/Aids ou transplantadas, incluindo adolescentes. 

A avaliação acontece num cenário em que a vacinação contra a Covid-19 estagnou no Brasil em todas as faixas etárias, principalmente nas crianças de 5 a 11 anos. 

Além disso, o vírus tem circulado com maior intensidade. No Ceará, por exemplo, a taxa de positividade de testes de Covid em junho foi a maior desde fevereiro.

Estados e municípios têm autonomia para estabelecer o calendário de vacinação, a depender da disponibilidade de doses.

Diario do Nordeste

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem