Ceará: Elmano pode ser o candidato da aliança do PT



Uma série de conversas e articulações nos últimos dias levou o PT a concretizar a aposta no nome de Elmano de Freitas, deputado estadual do partido, como o candidato a governador do Ceará numa aliança que tende a juntar o MDB, o PP e vários outros partidos, incluindo os do campo da esquerda, como o PC do B.

Pelo que o Focus apurou, Elmano é a alternativa que concilia uma série de circunstâncias internas ao partido, incluindo o aval da deputada federal Luizianne Lins, o nome do PT melhor posicionado considerando os indicadores quantitativos das pesquisas. Porém, o nome da ex-prefeita não uniu as diversas vertentes postas na mesa.

No fim das contas, aos poucos, conversa a conversa, convergiu para Elmano, nome lançado no mercado eleitoral pela própria Luizianne, em 2012, as vontades postas na mesa. Inclua-se aí as forças de José Guimarães, o mais influente na máquina partidária, e Camilo Santana, a grande força emergente no PT.

A convergência para Elmano, confirmada agora em primeira mão pelo Focus, não é uma surpresa. O nome do deputado já vinha sendo citado internamente. Notava-se então que não havia resistências de grande monta a essa possibilidade.

Um dos eixos principais para que a opção Elmano se firmasse no PT foi o ex-governador Camilo Santana. Nos oitos anos de Camilo no Abolição, Elmano foi um disciplinado interlocutor e articulador de confiança do governador que havia chegado ao cargo na eleição de 2014 pela indicação de um não-petista, o agora senador Cid Gomes.

Muito embora outros potenciais e até mais vistosos nomes do PT aparecessem nas conversas, nas articulações e nas simulações  em situação promissora, a opção por Elmano se construiu pela capacidade aglutinadora do deputado.

Além disso, Elmano tem um perfil inconteste de esquerda, mas se notabilizou pela capacidade de dialogar com outras forças.

Pelo que Focus apurou, a opção Elmano não é para fazer figuração na disputa eleitoral. Tanto que Lula foi ouvido e deu a palavra final. O objetivo é colar o nome do deputado ao projeto petista, à candidatura de Lula e à trajetória dos principais nomes do partido no Ceara, sem deixar de contemplar aliados como o MDB e o PP.

Hoje, domingo, as questões aqui colocadas vão se oficializar no âmbito do PT e de seus aliados.

A decisão petista não encerra a questão. Já no decorrer do processo de escolha o PT abriu um heterodoxo leque de conversas. “Sim! Da forma mais ampla possível “, disse uma fonte.

Significa que o PT (e seus aliados) vai se sentar com outras siglas. Não descartem conversas com Domingos Filho, do PSD. Não descartem o PSB, que vai ser apoiado pelo petismo para o Governo de Pernambuco por decisão de Lula.

Nao descartem qualquer outro partido. Até os mais inusitados. Por exemplo: o PSDB de Tasso Jereissati se mostrou disponível diante dos convites para conversas ao não declarar, até aqui, apoio à Roberto Cláudio. Portanto, com um nome amplo do PT como Elmano, o PSDB é um partido a ser procurado (e já foi).

A condução de Camilo leva a isso. O ex-governador não é do tipo que deixa grandes arestas. É um conciliador nato. Tanto que praticamente não teve oposição ao seu Governo.

No mais, a linha adotada por Lula, que trouxe para seu palanque Geraldo Alckmin, um ex-tucano conhecido por sua leveza, um velho aliado de Tasso, íntima o PT do Ceará a percorrer a mesma trilha.

Focus Jor

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem