Ceará: Eunício pode ser candidato a governador apoiado por Lula para enfrentar Roberto Cláudio (PDT)

 


Em meio à indefinição do PT no Ceará sobre a candidatura ao governo do estado, após o rompimento da aliança local com o PDT de Ciro Gomes, o ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB) despontou como possível nome para o palanque petista. Aliado do ex-presidente Lula, com quem se encontrou no início da semana junto a outros caciques do MDB, Eunício vem afirmando ser pré-candidato a deputado federal, mas tem colocado o nome à disposição nos bastidores.

Eunício se tornou adversário de Ciro em 2014, quando a família Gomes decidiu não apoiá-lo ao governo para endossar o nome do petista Camilo Santana. Hoje pré-candidato ao Senado pelo PT, após dois mandatos como governador, Camilo afastou-se de Ciro depois de o PDT indicar o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como candidato ao Executivo. Camilo defendia o nome da atual governadora Izolda Cela (PDT), sua antiga vice.

A falta de um nome natural à sucessão no PT e a incerteza sobre o apoio de outros partidos da base governista, como MDB e PP, a uma chapa pura petista têm mantido em aberto a possibilidade de uma candidatura de outra sigla.

Apesar de Eunício e Camilo terem relação amistosa, o ex-governador tem priorizado a busca por um nome do próprio PT para concorrer ao governo. O PT cearense ainda debate que nome próprio apresentar para depois definir com siglas aliadas a nova candidatura. Entre os cotados, os mais próximos a Camilo são os deputado estaduais Elmano de Freitas e Fernando Santana (concunhado de Camilo) e a deputada Augusta Brito, com quem o ex-governador esteve ontem.

Outra ala que busca se viabilizar tem a deputada federal Luizianne Lins e o deputado José Airton, críticos de longa data à aliança com Ciro. O vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, também se colocou como possível candidato.

O Globo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem