Exército testa míssil de tecnologia 100% brasileira


 

O maior centro de treinamento do Exército do país, o Forte Santa Bárbara, faz testes de campo com mísseis de tecnologia 100% brasileira. A área é do tamanho da cidade do Rio de Janeiro, segundo a corporação, com 115 mil hectares. Os mísseis e foguetes produzidos na base tem capacidade para atingir alvos a 300km de distância.

O programa de lançamento de foguetes e mísseis de cruzeiro se concentra no Comando de Artilharia do Exército. São guardados no local as caixas com capacidade para armazenar dois mísseis e quatro foguetes, em média.

O coronel Vasconcelos Leite, comandante do grupo de mísseis e foguetes, informou que já foram realizadas três missões de tiro com armamento de treinamento. Foram usados no teste o foguete TS-09, que alcança um alvo a até 10km de distância e o SS-60, com alcance de 60km.

A base militar tem espaço equipado com tecnologia para controlar o trajeto dos mísseis de cruzeiro e foguetes, de onde é possível acompanhar o caminho que o armamento faz até atingir o alvo.

O capitão Raphael Nóbrega Santos, que chefia a divisão de simulação, explicou que existem níveis de testes e simulação com os mísseis.

“Temos a simulação construtiva, por exemplo, que é a parte do planejamento e trabalho de carta, e isso está integrado à parte virtual, onde temos um cenário lógico e podemos verificar os efeitos sobre o alvo, se foi alcançado ou não o objetivo do exercício", esclareceu o oficial.


G1

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem