Sobral terá nova universidade pública; 8 cursos da UFC serão incorporados

 


Os cursos da UFC que migrarão para a UFS: Ciências Econômicas, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Finanças, Medicina, Música, Odontologia, Psicologia

O município de Sobral passará a contar com uma nova universidade pública. Conhecida como Universidade Federal de Sobral (UFS), a instituição de ensino contará com 8 a ser incorporados da Universidade Federal do Ceará.

A medida foi divulgada pelo deputado federal Leônidas Cristino.

“A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) aprovou ontem (12) projeto de lei 1344/2022 de minha autoria, que autoriza a criação da Universidade Federal de Sobral (UFS)”, declarou o parlamentar em suas redes sociais.

Os cursos da UFC que migrarão para a UFS: Ciências Econômicas, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Finanças, Medicina, Música, Odontologia, Psicologia.

O deputado ainda cita a necessidade de ampliar o total de vagas para atender a população da região.

“Passados 16 anos da criação do Campus da UFC em Sobral é nítido o impulso transformador dos seus benefícios para o município e sua região de influência. Hoje, há uma demanda intensa e crescente por mais vagas e novos cursos que apontam para a necessidade de se avançar e fundar uma nova etapa na evolução bem-sucedida do ensino superior no município, qual seja a criação da Universidade Federal de Sobral (UFS), a partir do desmembramento da UFC”, ressalta.

Também pontua que não haverá custos adicionais.

“Esse projeto representa um anseio regional e carrega uma forte legitimidade marcada por seguida das demonstrações de apoio da população e da comunidade acadêmica. Financeiramente, não implicaria impactos relevantes, haja vista que já há orçamento direcionado ao atual campus de Sobral com quadro de pessoal vinculado e estrutura devidamente instalada e em funcionamento, não requerendo, nesse momento, a realização de obras e aportes extraordinários para a sua concretização.


Focus Jor

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem