Diferença entre Lula e Bolsonaro cai de 18 para 15 pontos, diz Datafolha

 


Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18/7) mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto no primeiro turno das eleições, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL). Os dois são candidatos à Presidência da República.

Essa é a primeira pesquisa de intenção de voto publicada pelo instituto após o prazo de oficialização das candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Justiça Eleitoral recebeu 12 pedidos de candidatura ao Palácio do Planalto.

O resultado do levantamento representa uma queda na distância entre os dois primeiros colocados em relação à última pesquisa, divulgada em 28 de julho. Na ocasião, Lula aparecia com os mesmos 47%, enquanto Bolsonaro tinha 29%. Diferença de 18 pontos percentuais.

Agora, o atual chefe do Executivo federal aparece com 32%, uma distância de 15 pontos.

O Datafolha ouviu 5.744 pessoas, de 16 a 18 de agosto, em 281 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-09404/2022.

Veja os resultados da pesquisa estimulada do 1° turno:

  • Lula: 47% (47% na pesquisa anterior, em julho)
  • Jair Bolsonaro: 32% (29% na pesquisa anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 7% (8% na pesquisa anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 2% (2% na pesquisa anterior)
  • Vera (PSTU): 1% (0% na pesquisa anterior)
  • Em branco/nulo/nenhum: 6% (6% na pesquisa anterior)
  • Não sabem: 2% (3% na pesquisa anterior)

Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (UP), Soraya Thronicke (União) e Eymael (DC) não pontuaram no levantamento.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem