IFCE oferta 105 vagas na seleção para cursos técnicos gratuitos em Acaraú




O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou o edital 25/2022 do Processo Seletivo 2022.2 para cursos técnicos. Para o campus de Acaraú há oferta de vagas em três cursos técnicos subsequentes: Eventos (noite) e Meio Ambiente e Restaurante e Bar (manhã). São ofertadas 35 vagas por curso. Para inscrever-se, é necessário ter concluído o ensino médio e a seleção dar-se-á por meio de análise do histórico escolar deste nível de ensino. 

A inscrição é gratuita e iniciou no dia 19 de agosto e poderá ser feita até dia 29 deste mês, por meio do site http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=7070

No ato da inscrição, o candidato pode optar por concorrer pela ampla concorrência ou pelo sistema de cotas, lembrando que deverão apresentar documentos comprobatórios em prazo do edital. 

Os cursos são gratuitos.

Para se inscreverem, os candidatos interessados deverão acessar o endereço eletrônico https://qselecao.ifce.edu.br, e efetuar a inscrição, conforme os procedimentos estabelecidos abaixo:

a) preencher todos os itens do requerimento de inscrição (formulário eletrônico) e transmitir os dados via internet;

I - Os candidatos optantes por reserva de vagas para pessoas pretas, pardas ou indígenas deverão preencher, obrigatoriamente, o campo "Etnia" do formulário de inscrição, informando uma das três formas de autodeclaração (preto, pardo ou indígena).

II - O candidato que não realizar o procedimento descrito no subitem 7.5, alínea "a", inciso "I", terá sua inscrição indeferida.

III - O candidato autodeclarado preto ou pardo deverá ter a veracidade de sua autodeclaração confirmada por meio de procedimento de heteroidentificação, conforme subitem 5.5.1.

b) imprimir o comprovante onde consta o número do protocolo de inscrição. Resguardar a identificação do candidato

(usuário/login e senha), que é a única forma de acesso ao andamento do exame de seleção;

c) dirigir-se ao campus para o qual realizou inscrição, conforme o cronograma presente no Anexo III deste edital, munido da documentação estabelecida no subitem 7.6:

Para candidatos inscritos em cursos técnicos subsequentes:

I - Protocolo de Inscrição gerado após o preenchimento do Formulário de Inscrição;
II - Histórico do ensino médio completo (original e cópia) ou documentos equivalentes (curso técnico de nível médio; magistério; certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino);
III - Documento oficial de identificação (original e cópia), conforme os subitens 7.6.4 e 7.6.5);
IV - Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio (original e cópia).




O candidato é o ÚNICO responsável pelo correto preenchimento do Formulário de Inscrição e pela entrega da documentação exigida no subitem 7.6. do edital.

Os candidatos classificados no processo seletivo deverão realizar a pré-matrícula, conforme procedimentos explicitados no item 11 do edital. O candidato que não realizar os procedimentos solicitados pelo campus perderá o direito de concorrer à vaga. Para a realização da pré-matrícula, será necessário apresentar original e cópia da documentação mínima descrita no edital (frente e verso, quando for o caso, e de modo legível), além dos demais procedimentos constantes no edital e nas orientações fornecidas pelo campus. As aulas do semestre 2022.2 no campus de Acaraú estão previstas para iniciarem no começo de 2023.

Neste processo seletivo, são ofertadas vagas também para os campi de Juazeiro, Horizonte e Paracuru. Dúvidas quanto ao processo seletivo, podem ser obtidos por meio do edital, publicado no site qselecao.ifce.edu.br, presencialmente no campus em horário comercial ou pelo e-mail selecao.acarau@ifce.edu.br, ou ainda pelo fone (88)3661.4103.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem