Novo vírus: ‘Gripe do tomate’ é detectado na Índia

 Os casos foram identificados entre 6 de maio e 26 de julho deste ano, segundo artigo publicado na revista científica “The Lancet”



Um novo vírus foi detectado em 82 crianças menores de 5 anos de idade no sul da Índia. Apelidada de “gripe do tomate”, a doença ganhou esse nome em virtude das erupções vermelhas e bolhas dolorosas que surgem em todo o corpo e alcançam o tamanho de um tomate. 

As manchas são semelhantes àquelas vistas em casos de varíola.

Os casos foram identificados entre 6 de maio e 26 de julho deste ano, segundo artigo publicado na revista científica “The Lancet”. Pesquisadores apontam que a infecção viral também pode atingir adultos imunossuprimidos, mas ainda é considerada rara e não há risco de morte.

Sintomas da “gripe do tomate”

Apesar de apresentar sintomas semelhantes aos da covid-19, como febre, fadiga e dores no corpo, o vírus não tem qualquer relação com o SARS- CoV-2. A hipótese é de que a gripe do tomate pode ser um efeito posterior de chikungunya ou da dengue em crianças. Outra possibilidade é que o vírus seja uma nova variante da doença viral mão-pé-boca.

Tratamento

As medidas recomendadas para tratar a “gripe do tomate” são: isolamento, repouso, ingestão de líquidos, aplicar esponja de água para o alívio da irritação e das erupções cutâneas, e uso de paracetamol para febre e dor no corpo.


GC Mais

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem