Entenda por que vídeos de OVNIs não vão ser divulgados, apesar de confirmados pela Marinha dos EUA



Na última semana, um porta-voz da Marinha dos EUA, pressionado pela Lei de Liberdade de Informação (FOIA), confirmou que tem vídeos inéditos de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs), porém a entidade alegou que não irá divulgá-los publicamente “para não comprometer a segurança nacional“.

O site de transparência do governo, o The Black Vault, conta com milhares de documentos sobre o assunto fornecidos pela CIA e outras agências governamentais obtidas pela FOIA. A resposta emitida pelo porta-voz da Marinha, ocorreu após o Black Vault solicitar que a organização entregasse, em 2020, todos os vídeos relacionados a Fenômenos Aéreos Não Identificados (FANI).

A carta de resposta, escrita pelo vice-diretor do escritório da Marinha, Gregory Cason, destaca que “a divulgação dessas informações prejudicará a segurança nacional, pois pode fornecer aos adversários informações valiosas sobre operações, vulnerabilidades e/ou capacidades do Departamento de Defesa/Marinha”. Além disso, ele complementa que “nenhuma parte dos vídeos pode ser segregada para lançamento”.

A solicitação dos vídeos e das informações surgiu após o vazamento de três gravações, já desclassificadas pela entidade, que suscitou uma discussão intensa na mídia sobre o que seria de domínio público ou não. Segundo Carson, a Marinha considerou possível liberar oficialmente as imagens “sem maiores danos à segurança nacional”.

Um passo a favor da transparência sobre OVNIs

Felizmente, há um indício de transparência por parte da organização governamental, em sua resposta ao pedido do Black Vault, já que não houve nenhuma tentativa de ocultar a existência de outros vídeos de OVNIs, mesmo que não sejam divulgados ao público, admiti-los é algo positivo.

Outro ponto que ficou bastante claro na declaração de Cason, é a seriedade com a qual os militares encaram possíveis ameaças desses objetos desconhecidos. O tema, que é bastante popular e chama a atenção de especialistas e curiosos, ganhou um novo capítulo oficial em maio de 2022, quando o Departamento de Defesa dos EUA (DOD), realizou sua primeira audiência pública sobre OVNIs, desde a década de 1960, e em seguida anunciou que receberá fundos federais para uma pasta focada exclusivamente na gestão de relatórios de observações de OVNIs pelo Exército, Marinha e Força Aérea dos EUA.


Olhar Digital

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem