Eleições: No exterior, Bolsonaro leva só um voto em Cuba

 


Cuba e o regime adotado pelo país da América Central sempre estiveram entre os temas do debate político no Brasil. Principalmente, a extrema direita brasileira trata a nação cubana e seu modelo político como algo a ser evitado e repudiado. Apoiadores de Bolsonaro, então, repetem com frequência o temor de o Brasil se tornar um país comunista como na terra de Fidel Castro. Eis que chega a eleição e os brasileiros que vivem na ilha puderam dar sinais sobre essa posição.

Entre os eleitores brasileiros que votaram em Cuba, no ultimo domingo (02), o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve apenas 1 voto, ou 3,23% do total, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu com 28 votos, ou 90,32%. 

Completam a modesta votação brasileira na ilha socialista Ciro Gomes (PDT), com 1 voto, e Luiz Felipe D'Avila (Novo), também com 1.

Segundo informações do  Tribunal Superior Eleitoral, o ex-presidente Lula (PT), foi o vencedor geral do primeiro turno entre os brasileiros que vivem no exterior.

Com 99,15% das urnas apuradas, Lula obteve 47,13% dos votos válidos lá fora, enquanto Bolsonaro, que busca a reeleição, 41,63%.

Em números absolutos, Lula teve mais de 137,6 mil votos no exterior, enquanto Bolsonaro, 121,6 mil.

 Já em Israel, cuja bandeira é uma das mais frequentes em manifestações de apoio ao presidente no Brasil, Bolsonaro ganhou com 45,98% em Tel Aviv, contra 39,37% para Lula.

De forma geral, o petista foi o preferido por brasileiros na Europa e Oceania. Bolsonaro venceu no Oriente Médio, EUA e Japão.

A disputa foi mais acirrada na América Latina, África e na Ásia.


DOL

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem