Lula anuncia novos ministros para a composição do futuro governo



 Como foi antecipado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), o presidente eleito Lula (PT), de fato, realizou o seu pronunciamento hoje, quinta-feira, 22, para anunciar os nomes dos ministros de seu futuro governo, que começa em 1º de janeiro.

A coletiva foi realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, ambiente em que a equipe de transição atua. 

Confira os nomes:

Ministério da Fazenda – Fernando Haddad: Foi ministro da educação de 2005 a 2012, responsável pela criação do Prouni.

Casa Civil – Rui Costa: Foi duas vezes governador da Bahia. Conhecido por ampliar programas como Luz Para Todos e Minha Casa Minha Vida para o povo de seu estado.

Ministério da Defesa – José Múcio: Foi ministro das Relações Institucionais de 2007 a 2009 e ministro do Tribunal de Contas da União de 2009 a 2021.

Minstério da Justiça – Flávio Dino: Foi governador do Maranhão, juiz federal, presidente da Embratur, professor da UFMA e nas últimas eleições foi eleito senador.

Ministério das Relações Exteriores – Mauro Vieira: Foi embaixador na Argentina e Estados Unidos, chanceler do governo federal em 2015 e, atualmente, é embaixador na Croácia.

Ministério da Cultura – Margareth Menezes: Cantora baiana e fundadora do selo Estrela do Mar Records e da Associação Fábrica Cultural.

Secretaria das Relações Institucionais – Alexandre Padilha: Foi ministro da Saúde e das Relações Institucionais. Além disso, também é médico e deputado federal.

Secretaria Geral da Presidência – Marcio Macedo: É deputado federal e vice-presidente do PT. Biólogo formado pela Universidade Federal de Sergipe, foi secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe.

Advocacia-Geral da União – Jorge Messias: É procurador da Fazenda Nacional.

Controladoria Geral da União – Vinícius Carvalho: É advogado e ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Ministério da Saúde – Nísia Trindade: É presidenta da Fiocruz desde 2017 e socióloga. É professora da Casa de Oswaldo Cruz e do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Ministério da Educação – Camilo Santana: Foi governador do Ceará por duas gestões e senador eleito pelo Estado.

Ministério da Gestão – Esther Dweck: É economista, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atuou no Ministério do Planejamento.

Ministério dos Portos e Aeroportos – Márcio França: Foi governador de São Paulo, prefeito de São Vicente, deputado federal e é presidente da Fundação João Mangabeira.

Ministério da Ciência e Tecnologia – Luciana Santos: É vice-governadora de Pernambuco, presidenta do PCdoB e foi deputada federal.

Ministério da Mulher – Cida Gonçalves: Foi secretária nacional do enfrentamento à violência contra mulher e ajudou a fundar a Central dos Movimentos Populares no Brasil.

Ministério do Desenvolvimento Social – Wellington Dias: Foi por quatro vezes governador do Piauí e eleito duas vezes senador pelo Estado.

Ministério do Trabalho – Luiz Marinho: Foi ministro do Trabalho e Previdência, prefeito de São Bernardo do Campo e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Ministério da Igualdade Racial – Anielle Franco: É diretora do Instituto Marielle Franco. É graduada em Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em jornalismo pela universidade estadual da Carolina do Norte.

Ministério dos Direitos Humanos – Silvio Almeida: É pós-doutor pela Faculdade de Direito da USP, professor da FGV e Mackenzie e professor visitante da Universidade de Columbia. Presidente do Instituto Luiz Gama.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – Geraldo Alckmin: É vice-presidente eleito do Brasil, governador de São Paulo por quatro mandatos, foi deputado federal e prefeito de Pindamonhangaba.


Focus Jor

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem