Aeroporto de Sobral é homologado pela Anac e está apto a receber voos





O Aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda Coelho está apto a receber voos. A portaria que inscreve o equipamento público no cadastro de aeródromos foi assinada nesta terça-feira (10) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O documento de homologação permite a abertura do tráfego aéreo no local.

Com a homologação, todas as informações referentes ao aeródromo serão incluídas no Rotaer Digital, que é disponibilizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para auxiliar no planejamento e realização dos voos no espaço aéreo brasileiro. A partir da atualização do Rotaer, os voos poderão ser realizados.

O próximo passo é a operação dos voos comerciais. Para isso, o aeroporto aguarda a certificação, também emitida pela Anac. O processo já foi iniciado e deve ser concluído em 30 dias.

Enquanto isso, será realizada a transição na administração do equipamento, passando da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), responsável pela implantação, para a Superintendência de Obras Públicas (SOP), que é a administradora dos aeroportos estaduais.

Mais informações

Instalado numa área de 180 hectares, o novo aeroporto conta com pista de pouso e decolagem de 1.800m de extensão por 30m de largura. Também possui estacionamento, pátio de aeronaves, pistas de taxiamento, balizamento noturno e um terminal de passageiros, com área construída de aproximadamente 2 mil m².

Para o conforto de profissionais e passageiros, o terminal dispõe de salas de espera, embarque e desembarque, administração, balcões de check-in, controle de voo, além de banheiros e espaço para quiosques e lanchonete.

A área abriga também uma unidade de combate a incêndios, além de uma usina fotovoltaica. A usina vai assegurar sustentabilidade energética ao empreendimento e será capaz de alimentar toda a demanda operacional do equipamento.

Ceará Agora

Postar um comentário

0 Comentários