Governo dos EUA examina mais de 500 informes sobre OVNIs

 

Maioria dos novos relatos provém de pilotos da Marinha e da Força Aérea, ressalta informe




O governo dos Estados Unidos examina 510 informes de avistamentos de OVNIs, segundo seu relatório de 2022, divulgado nesta quinta-feira. É mais que o triplo do número registrado no ano anterior.

O relatório do Diretor de Inteligência Nacional (DNI) indica que foram apresentados 247 informes de "fenômenos anômalos não identificados" (UAP, na sigla em inglês) desde junho de 2021, quando já haviam sido registrados 144 avistamentos de objetos aéreos suspeitos.

O documento acrescenta que voltaram a ser examinados outros 119 avistamentos que tinham sido arquivados nos últimos 17 anos, elevando a 510 o total de casos em análise. A maioria dos novos relatos provém de pilotos da Marinha e da Força Aérea, ressalta o informe.

Deles, cerca de 200 eram balões, drones ou a chamada desordem aérea, que inclui pássaros, fenômenos meteorológicos e sacolas plásticas no ar. Mas outros não têm ainda explicação, segundo o DNI.

É nestes que o Pentágono, as agências de Inteligência e a Nasa concentram suas análises. Não se trata, no entanto, de temor de que os OVNIs sejam naves extraterrestres, mas, sim, tecnologia espiã desconhecida.

"Os UAP continuam representando um risco para a segurança dos voos e representam uma possível ameaça de coleta (de Inteligência) por parte de adversários. Alguns destes UAP (...) parecem ter demonstrado características de voo ou capacidades de rendimento incomuns, e requerem uma análise mais profunda", indica o informe.

O documento também assinala que vários destes avistamentos ainda sem explicação podem se tratar de fenômenos meteorológicos, sensores defeituosos ou análises equivocadas.

"Muitos informes carecem de dados suficientes para atribuir-lhes com certeza (a categoria) de UAP", indica.

O documento do DNI foi elaborado após anos de pressões do Congresso para que a comunidade militar e de Inteligência levasse a sério o que antes se chamavam de OVNIs (objetos voadores não identificados).

Em 2020, o Pentágono publicou um vídeo gravado por pilotos da Marinha de objetos que se movimentavam a velocidades incríveis, giravam e desapareciam misteriosamente, algo ainda inexplicado.

"Levamos a sério os informes de incursões no nosso espaço designado, terra, mar ou espaços aéreos, e examinamos cada um", disse, em nota, o porta-voz do Pentágono, Pat Ryder.


O Globo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem