Primeiro voo em novo aeroporto de Sobral tem data confirmada

 


As operações no novo aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda Coelho serão iniciadas no dia 26 de janeiro. A informação foi dada com exclusividade à coluna pelo ex-secretário de Infraestrutura do Estado, Lúcio Gomes.

“A informação é da SOP (Superintendência de Obras Públicas), é oficial. Imagino que com essa informação, a Azul já esteja se programando para operar no novo aeroporto”, disse ele.

A Azul já opera no atual aeroporto de Sobral (Coronel Virgílio Távora) com aeronave com nove assentos.

“A informação que tenho é que voos com até 19 (lugares), mesmo comerciais, já poderiam pousar. Jato, não, porque precisa a Aeronáutica vistoriar os PAPIs e a Anac certificar”.

PAPIs significam sistema de Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão e fornecem uma rampa luminosa ideal que os pilotos devem seguir para pousar no ponto correto da pista, A rampa ideal é indicada por duas luzes vermelhas e duas brancas como na foto abaixo. O PAPI indica se o avião está muito alto ou muito baixo para pouso.

Lúcio Gomes compartilha ainda que o novo código ICAO do aeroporto será SN6L. ICAO é a Organização de Aviação Civil Internacional, de forma que o código é a identidade do aeroporto perante o mundo todo.

Procurei informações sobre a localidade no site aisweb.decea.mil.br (cartas de aeroporto e NOTAM, por exemplo), e retorna apenas o nome e o código do aeródromo novo.

Não achei, portanto, detalhes para a navegação de/para o aeroporto, como cartas de navegação.

Lúcio Gomes compartilha ainda outra curiosidade. O código ICAO, segundo o próprio site, é composto de 4 letras, porém o número 6 no código de Sobral é inovador e significa que todas as demais combinações de letras já se esgotaram.

ESTAÇÃO RÁDIO PARA SOBRAL

Conversando com o ex-secretário Lúcio Gomes, há previsão de instalação de uma rádio de comunicação para o aeroporto novo de Sobral, ainda que esse item não seja impeditivo para a certificação do aeroporto.

“Eu deixei encaminhada uma licitação - pequena, comparada com o que já foi gasto - para contemplar esse item e mais outros. Uma guarita, gramado para proteger a área de pista, por exemplo”.


Diario do Nordeste

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem