Robério Monteiro participa de audiência com governadores do Nordeste que abordou a transposição do Rio São Francisco



 O Secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, deputado Robério Monteiro, reuniu-se, em audiência, nesta quinta-feira, 26, em Brasília-DF, com o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com os governadores Elmano de Freiras (Ceará), João Azevedo (Paraíba), Raquel Lyra (Pernambuco) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte). Também participou do encontro, o secretário da Casa Civil do Estado Ceará, Max Quintino.

Durante o encontro, foi abordada a sustentabilidade da transposição do Rio São Francisco. A transposição trata-se de projeto do governo federal, sob responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional. A obra original prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (Norte e Leste) para o desvio das águas do rio. Ao longo do caminho, o projeto prevê a construção de estações de bombeamento de água. 

Orçado atualmente em mais de R$ 8 bilhões, o projeto prevê a condução das águas do rio para bacias hidrográficas das região Nordeste setentrional e semiárida, beneficiando Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, do Brasil para garantir segurança hídrica dessas regiões que sofrem com a escassez e a irregularidade das chuvas.

Após mais de 13 anos de espera, em fevereiro de 2022, o Governo Federal finalizou partes da transposição do Rio São Francisco, concluindo as obras dos eixos Norte e Leste do Projeto Original de Integração do Rio São Francisco, além do ramal do Agreste. O governo também iniciou a construção de novos ramais e outros estão em fase de estudos e com projetos em desenvolvimento.

Jornal Central de Noticias

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem