Governo Lula deu mais de 100 entrevistas à “Globo” após eleições

 


Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deram mais de 100 entrevistas a veículos de mídia do Grupo Globo desde a vitória no 2º turno das eleições. Levantamento do Poder360 considera o período que vai de 30 de outubro de 2022 a 31 de janeiro de 2023.

Com a entrada de Lula e a saída de Jair Bolsonaro (PL), é nítida a mudança no Planalto a respeito de quais veículos de mídia priorizar ao conceder entrevistas. No governo anterior, havia uma preferência por Jovem PanSBT Record – que as outras emissoras, sobretudo a TV Globo. 

Agora, o privilégio de ser mais bem tratado pelo Planalto passou para o Grupo Globo, cujos veículos têm tido a precedência para receber o presidente, a primeira-dama e seus principais assessores.

108 ENTREVISTAS

O Grupo Globo é o preferido do casal Lula e Janja. O presidente deu sua 1ª entrevista exclusiva (quando apenas um veículo participa e realiza as perguntas) a uma empresa de mídia brasileira em 18 de janeiro. Escolheu a GloboNews. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, coleciona entrevistas e participações em veículos do Grupo Globo

O padrão de relacionamento de presidentes da República segue um padrão. Cada ocupante do Palácio do Planalto escolhe falar com exclusividade com as emissoras que são mais amigáveis e representam menos risco numa entrevista exclusiva.

Bolsonaro preferiu SBTJovem Pan e Record. Lula agora elegeu a Globo e também uma emissora de baixa audiência, a Rede TV!, para quem deu sua 2ª entrevista exclusiva depois da posse. Foi entrevistado pelo jornalista Kennedy Alencar, que trabalhou para o PT como assessor de Lula em 1994.

Além de Lula e Janja, 30 de 37 ministros e 6 assessores de relevância política, como o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, deram entrevistas a veículos da família Marinho. Chega-se a um total de 108 entrevistas desde a eleição do petista. Em 15 ocasiões os integrantes do governo Lula escolheram TV Globo ou GloboNews para falar pela 1ª vez.

O QUE DIZ O GOVERNO LULA

O Poder360 entrou em contato em 30 de janeiro com a Secom para obter um posicionamento oficial dos números de entrevistas concedidas pelos integrantes do governo Lula 3 à Globo de 30 de outubro a 31 de janeiro de 2023. Também perguntou a respeito das imagens das câmeras dos prédios públicos entregues à emissora com exclusividade.

Não houve resposta até a publicação desta reportagem. Se o Planalto emitir algum comentário, será incluído neste post.

O QUE DIZ O GRUPO GLOBO

O Poder360 também entrou em contato com o Grupo Globo em 30 de janeiro. Assim como a Secretaria de Comunicação Social, a empresa não respondeu até a publicação desta reportagem.

Poder 360

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem