Ceará atinge a marca de 11 casos de feminicídio em 2023



Nesta sexta-feira (24), duas mulheres foram mortas a tiros na cidade de Morrinhos, a 207 km de Fortaleza. Na ocasião, a advogada Rafaela Vasconcelos de Maria, de 34 anos de idade, e sua mãe, a senhora Maria Socorro Vasconcelos Maria, foram surpreendidas por duas pessoas em uma moto Honda CB300cc, de cor escura, onde foram assassinadas com vários disparos por arma de fogo. 

O crime foi registrado na Rua Joaquim Coriolano Rocha, centro da cidade. Logo em seguida, a dupla fugiu do local sem levar nada, tomando rumo ignorado.

As investigações do caso, estão em andamento sob responsabilidade da Delegacia Municipal de Polícia Civil de Marco.

Equipes da Policia Militar do Ceará (PMCE), realizam neste momento, operação em busca de suspeitos de estarem por trás deste crime, que chocou Morrinhos, e região.


Dados

Conforme dados obtidos por meio do painel dinâmico, plataforma da SSPDS, até o momento são sete mulheres vítimas de feminicídio no Ceará apenas neste ano de 2023. 

A última atualização, porém, foi feita no dia 28 de fevereiro.

Portanto, atualmente, o número já é maior do que o registrado chegando à marca de onde casos. Além desse duplo feminicidio, em Morrinhos, houve uma recente morte na Região Metropolitana de Fortaleza, e no início de março a vereadora de Juazeiro do Norte, Yanny Brena, também foi vítima desse tipo de crime.

Em janeiro deste ano, a SSPDS divulgou o relatório parcial de crimes violentos letais intencionais no Ceará, que taxou o mês como o mais violento nos últimos seis anos. 

Até o dia 23 de janeiro foram contabilizadas 21 mulheres assassinadas, sendo seis delas vítimas de feminicídio.

Como explica a advogada da Comissão da Mulher, Ana Paula Rocha, há diferença entre os dois crimes.

“O feminicídio foi inserido como uma qualificadora dentro do crime de homicídio, em 2015. O feminicídio é caracterizado pelo fato da vítima ser mulher dentro do contexto da violência doméstica ou pela discriminação e menosprezo do gênero”, detalhou.

Estatísticas

Os dados da SSPDS mostram que durante todo o ano passado foram 28 casos. Número esse que teve uma queda em comparação com 2021, que registrou 31 crimes dessa natureza.

No entanto, de acordo com o painel, apenas no primeiro mês de 2023 foram 7 casos de feminicídio. 

Quando comparado com o mesmo período no ano anterior, o quantitativo apresentou um aumento significativo de mais de 200%, já que em janeiro de 2022 foram 2 registros.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem