Deputada Jô Farias propõe Dia Estadual da Vereadora em homenagem à Yanny Brena

 


A deputada estadual Jô Farias (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que institui o Na semana em que se comemora o Dia Estadual da Vereadora, a ser celebrado anualmente em 10 de março, data de nascimento da vereadora Yanny Brena.

Yanny, que exercia o primeiro mandato e era presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, foi vítima de feminicídio. O crime foi seguido de suicídio do namorado dela Rickson Pinto. Yanny completaria, nesta sexta-feira, 10 de março, 27 anos de idade.

“Uma jovem com um futuro político promissor, e que infelizmente teve a vida ceifada e sua trajetória interrompida. Essa é uma forma de homenageá-la. Por isso propomos, como data de celebração, o dia 10 de março, data de nascimento da vereadora Yanny”, justificou Jô Farias, autora de projetos de lei voltados à proteção das mulheres vítimas da violência.

Jô destacou que, no Brasil, as mulheres são mais da metade da população, mas ainda representam a minoria nos espaços de poder, quer seja no Executivo, Judiciário ou mesmo no Legislativo. ‘’A baixa ocupação se dá em razão de desigualdades históricas, que negam o mínimo de cidadania e dignidade às mulheres brasileiras’’, observou.

Na última eleição municipal, ocorrida em 2020, as mulheres representavam 16% dos eleitos para os cargos de vereadores, um total de nove mil mulheres em todo o país. “Ainda há um longo caminho para se trilhar até que haja uma efetiva participação das mulheres nestes espaços. Nós seguimos trabalhando pela participação feminina na política e pela garantia de direitos de todas as mulheres”, destacou a parlamentar.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem