Pescadores capturam tubarão de três metros em Jericoacoara

 

Pesca do tubarão-tigre é regular, mas biólogo alerta para evitar captura predatória do animal.




Pescadores se surpreenderam na manhã deste sábado (11) a descobrirem que haviam capturado um tubarão de grande porte na praia de Jericoacoara, um dos pontos turísticos mais visitados do litoral cearense.

O tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) de três metros de extensão estava preso à rede e só foi percebido pelos pescadores quando eles estavam próximos à faixa de areia.

Os pescadores relatam que tiveram dificuldade em comportar o tubarão no paquete, uma embarcação de pequeno porte usada para pescas próximas à praia.

Pesca regular

O animal foi abatido e é comestível. A captura do tubarão-tigre não é considerada crime ambiental, no entanto, biólogos alertam para os riscos da pesca predatória, já que ele um predador no topo da cadeia alimentar e regula a população de outras espécies.

"A gente sempre alerta também sobre a importância dos tubarões para o ecossistema marinho. São espécies do topo da cadeia alimentar, regulam populações de peixes, moluscos, crustáceos, e também se alimentam de animais mortos, com idade mais avançada, de carcaças, então impedem que doenças se propagem no meio", explicou o biólogo Lucas Werver.

Ainda segundo biólogos, não há histórico de ataque de tubarão-tigre no litoral cearense.


G1

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem