Xi Jinping é reeleito para 3º mandato como presidente da China

 


O presidente da China, Xi Jinping, de 69 anos, foi reeleito para seu 3º mandato nesta sexta-feira (10.mar.2023). Cerca de 3.000 integrantes do Congresso chinês votaram unanimemente em Xi. A eleição não tinha outro candidato.

O líder do Partido Comunista Chinês ocupa a presidência da China desde 2013. O novo mandato será de 5 anos. Ele enfrenta crises com os EUA e Taiwan. Além de ser criticado por não se opor à Rússia na guerra com a Ucrânia e estar envolvido em acusações de violações dos direitos humanos.

Internamente, a 2ª maior economia do mundo tem uma recuperação lenta depois de 3 anos da contestada política “covid zero”: cresceu 3% em 2022, o pior desempenho em 46 anos. A meta de crescimento para este ano é de 5%.

Considerado o principal líder chinês desde Mao Tse Tung, em 2018, Xi suspendeu os limites do mandato presidencial, até então de 10 anos. Com isso, tornou-se apto a conduzir o país até pelo menos 2027.

O papel de presidente da China é majoritariamente simbólico, visto que o que garante o poder a Xi é o cargo de secretário-geral do comitê central do Partido Comunista Chinês, conquistado por ele em outubro do ano passado.

Poder360

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem