Empreendedorismo é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros, diz pesquisa

 


Ser dono do próprio negócio é o sonho de seis em cada 10 brasileiros (60%). É o que mostra a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizada pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).

O número representa um ligeiro aumento em relação ao início da pandemia, em 2020, quando 59% dos entrevistados relataram o sonho de empreender. Em 2021, a porcentagem havia caído para 46%.

Com o aumento, empreender voltou a ser o segundo maior sonho entre os brasileiros, atrás apenas de realizar uma viagem nacional. O resultado representa um recorde da série histórica da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), pesquisa realizada anualmente há 23 anos. Ao todo, 110 países já participaram do levantamento. Em 2022, no Brasil, 2 mil adultos e 52 especialistas foram entrevistados para o levantamento.

Motivação para empreender

A pesquisa mostra uma ligeira queda no empreendedorismo por necessidade. A parcela de empreendedores iniciais que abriram seus negócios por esse motivo passou de 48,9%, em 2021, para 47,3% em 2022. Em 2020, o índice era 50%.

Cenário do empreendedorismo

Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, 67% da população adulta do Brasil – o equivalente a mais de 93 milhões de brasileiros – está envolvida com empreendedorismo. Do total, 42 milhões já empreendem e 51 milhões são potenciais empreendedores – ou seja, já estão fazendo algo para ter um negócio ou desejam fazer isso nos próximos três anos.

Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem